
Felipe Schepers, COO do Opinion Box. Foto: Laura Fonseca.
Lançado recentemente, o Opinion Box quer crescer aproximadamente 400% em 2014.
A startup afirma que essa é a primeira plataforma de pesquisa online do Brasil em que o usuário cria o seu questionário, define o público-alvo e a amostra, realiza o pagamento e recebe os resultados,
O Opinion Box é uma solução criada através de uma associação entre a Expertise, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, a Pentagrama, especializada em tecnologia da informação e o sócio investidor Cláudio Gora, co-fundador da Locaweb.
De acordo com Felipe Schepers, COO do Opinion Box, a ideia da plataforma surgiu da necessidade de levar a pesquisa de mercado para diferentes empresas, como agências de publicidade e comunicação, consultorias, franquias, prestadoras de serviços e outras.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso às ferramentas de inteligência por meio da tecnologia”, explica Schepers, que adianta que as empresas poderão realizar pesquisas a partir de R$ 200.
O executivo garante que em até 24 horas após o pagamento, o usuário já começa a receber as primeiras entrevistas e poderá acompanhar os resultados em tempo real. A coleta estará completa em, no máximo, sete dias.
Segundo a empresa, um diferencial do Opinion Box é a integração com uma base de respondentes. De acordo com a companhia, existem ferramentas no mercado em que o usuário cria questionários de pesquisa, mas precisa ter o próprio mailing para realizar as entrevistas.
Há também painéis online com respondentes que ganham bonificação para participar de pesquisas.
A empresa Opinion Box foi fundada em 2012, quando lançou o seu painel online de consumidores, o Heap Up.
Hoje, o painel já possui mais de 100 mil respondentes em todo o Brasil, que recebem incentivos para participar das pesquisas através de uma rede de parceiros de micro recompensas.
Nos primeiros 15 meses de operação, o Heap Up foi utilizado em mais de 150 projetos, totalizando 230 mil entrevistas online.
A startup digital Opinion Box conta com uma equipe de sete profissionais e um conselho administrativo de cinco executivos, composto pelos sócios das empresas fundadoras.
Segundo Schepers, para o desenvolvimento e lançamento da plataforma Opinion Box, houve uma segunda rodada de investimentos, totalizando R$ 1,5 milhão desde o lançamento da empresa.
Neste ano, deve acontecer uma nova rodada, totalizando R$ 3 milhões investidos.
“Nosso objetivo é ser, em pouco tempo, a maior empresa de coleta de dados primários e pesquisa digital no país”, afirma o COO.
A empresa alcançou faturamento de R$ 400 mil em 2013 e a expectativa para 2014 é de um crescimento de aproximadamente 400%.