Novidades no Orkut foram anunciadas nesta terça-feira, 24, pelo Google. Agora é possível organizar e interagir com grupos de amigos, com a família e com colegas de trabalho ao mesmo tempo e com mais privacidade.
O novo serviço já está disponível para alguns dos usuários e há garantias do próprio Google que até o fim da semana todos que utilizam o Orkut poderão desfrutar a novidade.
Diferente da mudança anterior, desta vez não é necessário convite para aderir ao novo formato. Porém, o usuário pode optar por navegar no site como era anteriormente.
Agora, o site foca em apresentar círculos que podem ser criados pelo usuário para se comunicar de forma privada com sua rede de amizades, sem que internautas de outros grupos possam visualizar as mensagens, como ocorria nos ‘scraps’.
De acordo com o Google, a mudança foi feita porque as pessoas possuem diversas personalidades e círculos de amizades durante o dia. Desse modo, o usuário compartilha informações e fotos apenas com o grupo de trabalho, no período da tarde, e com a família durante a noite, por exemplo.
Com isso, o campo de compartilhamento ganha destaque na página inicial do Orkut, bem como as atualizações dos outros grupos criados pelo usuário.
O Google apresentou como exemplo o caso de uma jovem que entra em uma rede social para se conectar com os amigos da faculdade. Logo depois, ela encontra os colegas de trabalho, assim como alguns familiares.
Durante esse processo, ela deixa de publicar certas fotos porque não quer que o pai ou o chefe veja. Para aumentar a privacidade do usuário, o Orkut criou os círculos, permitindo que o internauta direcione ainda mais o conteúdo publicado.
Com a ideia “Você não é igual a toda hora. Por que na internet seria diferente?”, o Google produziu um vídeo especial para explicar o novo conceito. Confira.
Segundo informações da empresa, o Orkut continua crescendo no Brasil. Desde novembro do ano passado, o site se tornou lucrativo e, em número de usuários, o Orkut cresce 12% ao ano. Hoje, a rede social tem mais de 52 milhões de usuários. E, semanalmente, mais de 200 milhões de fotos são enviadas e cerca de 6 bilhões são visualizadas.