O Brasil continua à frente dos países latino-americanos na área de terceirização de impressão, de acordo com o estudo Latin America Printing Outsourcing 2008. Realizado pela IDC, o levantamento aponta que o país responde por quase 60% desse mercado na região, seguido pelo México.
O mercado, embora mais maduro, permanece aquecido, tanto que, em 2008, deverá alcançar uma taxa de crescimento de 13%, contabilizando um total de 14 bilhões de páginas impressas. Em 2007, o país cresceu 16% em outsourcing de impressão e imprimiu 11 bilhões de páginas.
Luciano Crippa, analista da IDC responsável pelo estudo, informa que o grande destaque do ano no mercado brasileiro foi justamente a entrada desse serviço no segmento das pequenas e médias empresas, que já respondem por aproximadamente 23% do movimento nessa área.
“Isso fez com que os canais que antes atuavam apenas na comercialização simples dos produtos, passassem a oferecer essa modalidade de serviço, experimentando grande expansão no atendimento da demanda proveniente do SMB”, esclarece Crippa.
“Isso fez com que os canais que antes atuavam apenas na comercialização simples dos produtos, passassem a oferecer essa modalidade de serviço, experimentando grande expansão no atendimento da demanda proveniente do SMB”, esclarece Crippa.
Segundo ele, as grandes empresas já utilizam amplamente o outsourcing de impressão. Algumas, inclusive, estão partindo para uma segunda etapa, mais madura, que busca a tercerirização dos processos de negócios (BPO), mas a maioria dos contratos fechados ainda visam redução de custos, o grande impulsionador do crescimento desse serviço.
Hoje, os segmentos de manufatura e finanças ainda detêm boa parte da demanda do outsourcing de impressão, mas – de acordo com o analista da IDC - o governo representa uma grande oportunidade de venda nessa área.