Outsourcing de impressão cresce 13% em 2008

O Brasil continua à frente dos países latino-americanos na área de terceirização de impressão, de acordo com o estudo Latin America Printing Outsourcing 2008. Realizado pela IDC, o levantamento aponta que o país responde por quase 60% desse mercado na região, seguido pelo México.
18 de novembro de 2008 - 17:07
O Brasil continua à frente dos países latino-americanos na área de terceirização de impressão, de acordo com o estudo Latin America Printing Outsourcing 2008. Realizado pela IDC, o levantamento aponta que o país responde por quase 60% desse mercado na região, seguido pelo México.

O mercado, embora mais maduro, permanece aquecido, tanto que, em 2008, deverá alcançar uma taxa de crescimento de 13%, contabilizando um total de 14 bilhões de páginas impressas. Em 2007, o país cresceu 16% em outsourcing de impressão e imprimiu 11  bilhões de páginas.

Luciano Crippa, analista da IDC responsável pelo estudo, informa que o grande destaque do ano no mercado brasileiro foi justamente a entrada desse serviço no segmento das pequenas e médias empresas, que já respondem por aproximadamente 23% do movimento nessa área.

“Isso fez com que os canais que antes atuavam apenas na comercialização simples dos produtos, passassem a oferecer essa modalidade de serviço, experimentando grande expansão no atendimento da demanda proveniente do SMB”, esclarece Crippa.  

Segundo ele, as grandes empresas já utilizam amplamente o outsourcing de impressão. Algumas, inclusive, estão partindo para uma segunda etapa, mais madura, que busca a tercerirização dos processos de negócios (BPO), mas a maioria dos contratos fechados ainda visam redução de custos, o grande impulsionador do crescimento desse serviço. 

Hoje, os segmentos de manufatura e finanças ainda detêm boa parte da demanda do outsourcing de impressão, mas – de acordo com o analista da IDC - o governo representa uma grande oportunidade de venda nessa área.