FARMÁCIAS

Panvel monitora aplicações com Datadog

Projeto foi entregue pela Domy, parceira porto-alegrense da marca.

15 de julho de 2024 - 17:54
Alexandre Arnold, CIO da Panvel. Foto: LinkedIn.

Alexandre Arnold, CIO da Panvel. Foto: LinkedIn.

A Panvel, uma das maiores redes de farmácias do Sul do país, adotou a solução da Datadog, plataforma norte-americana de monitoramento para aplicações em nuvem, em um projeto entregue pela Domy, parceira porto-alegrense da marca.

Segundo a varejista, a ideia era estabelecer uma cultura de observabilidade, indo além de apenas implantar uma plataforma.

“Nosso objetivo era garantir que todos os times tivessem acesso integral às informações e métricas de suas respectivas aplicações, permitindo que trabalhassem proativamente na evolução contínua desses sistemas”, conta Alexandre Arnold, CIO da Panvel.

Além disso, a companhia desejava correlacionar as diversas informações coletadas do seu ambiente para automatizar fluxos de rollback e rollout de novas versões, aumentando a confiança nos seus processos de entrega contínua de software.

Com isso, a escolha pela Datadog foi fundamentada na capacidade da ferramenta de atender a uma ampla gama de necessidades críticas.

Atualmente, a Panvel utiliza a solução da Datadog para monitorar todos os seus microsserviços, juntamente com suas respectivas bases de dados. Além disso, monitora a experiência do usuário em seus canais digitais para implementar melhorias baseadas no comportamento dos usuários.

A companhia também estendeu o monitoramento para o canal de ponto de venda (PDV), instrumentando os componentes de mais de 600 lojas. 

Esses dados são correlacionados com diversos fatores, como qualidade da rede e perda de pacotes, para assegurar uma operação eficiente e minimizar interrupções. 

“Essa abrangente visibilidade nos permite não apenas reagir rapidamente a quaisquer problemas, mas também prever e evitar potenciais falhas, garantindo uma operação contínua e eficiente em todos os nossos pontos de contato com o cliente”, destaca Raphael Monteiro, gerente de arquitetura de TI, dados e IA da Panvel.

De acordo com o CIO, a equipe da Domy esteve em todas as etapas do processo, oferecendo suporte a todos os times para que pudessem realizar os ajustes necessários conforme cada contexto.

Fundada em 1973, a Panvel tem 10 mil funcionários e 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, além de cerca de mil produtos de marca própria, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos.

Atualmente, a rede conta com aproximadamente 600 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

A Datadog foi fundada em 2010 na França, mas transferiu sua sede em 2016 para Nova Iorque, onde abriu capital na Nasdaq em 2019. A empresa monitora nuvens da AWS, Azure, Google Red Hat, Openshift, VMware e OpenStack e teve faturamento de US$ 2,13 bilhões em 2023.

Sediada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, a Domy é parceira de marcas como Datadog, AWS e Tencent Cloud. Entre seus clientes, estão Grupo Panvel, Estádio Beira-Rio, Grupo Herval, Crefaz, Uninter, Fundacred, Ubots, Grafeno e Dpaschoal.