PRAIA

Paraná botou R$ 2 bilhões no seu litoral

Estado quer parar de perder turistas para Santa Catarina.

19 de agosto de 2025 - 13:24
Matinhos, uma das praias mais populares do Paraná. Foto: Albari Rosa/AEN

Matinhos, uma das praias mais populares do Paraná. Foto: Albari Rosa/AEN

O Paraná investiu R$ 2 bilhões no seu litoral, visando tornar as praias paranaenses mais atrativas e uma concorrência viável para a vizinha Santa Catarina, hoje um dos principais destinos turísticos do país. 

Segundo revela o site Brazil Economy, o governo estadual quer dar uma sacudida nos seus 54 km de costa, desde Paranaguá, onde está instalado um dos principais portos do Brasil, até Guaratuba, já próximo da divisa com Santa Catarina, passando pelas cidades de Pontal do Paraná e Matinhos. 

Até agora, já foram feitas uma série de ações, como a construção de ciclovias, aumento da faixa de areia, recuperação de centros históricos, entre outras intervenções. É a maior intervenção turística da história do Paraná, segundo a secretaria de Turismo. 

Matinhos, distante apenas 110 km de Curitiba e com a orla arrasada por uma grande ressaca em 2000, é um dos lugares nos quais a melhoria é mais visível. 

Em termos de engenharia, a obra mais inovadora e complexa foi a retirada de 3 milhões de metros cúbicos de areia em alto mar a uma distância de 4 km da costa, por meio de uma draga. 

Chamado de “engorda”, esse processo depositou o equivalente a 230 mil caminhões de areia na faixa da praia para aumentá-la e garantir maior espaço aos turistas. 

Estimativas da Polícia Militar do estado do Paraná apontaram que na virada de 2024 para 2025 a cidade recebeu cerca de 1 milhão de visitantes interessados em conhecer as mudanças promovidas no local.

De acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), já é possível notar um impacto positivo na região: na comparação entre os verões de 2025 e 2024, as cidades locais viram um aumento de 42% no impacto econômico e 66% na geração de empregos.