CLOUD

Petrobras migra para nuvem privada da SAP

Projeto envolveu cerca de 100 mil usuários de sistema de controle de acesso.

30 de abril de 2024 - 10:36
Foto: Agência Petrobras.

Foto: Agência Petrobras.

A Petrobras concluiu a migração de cerca de 100 mil usuários do SAP Governance, Risk, and Compliance Access Control (SAP GRC-AC) para a nuvem privada SAP Enterprise Cloud Services. 

De acordo com o site TI Inside, o software era utilizado em servidor local até então, sendo responsável por gerenciar todo o controle de acesso às principais ferramentas corporativas da companhia. 

Com a nuvem privada da SAP, passa a contar com um serviço totalmente gerenciado pela multinacional alemã e baseado em assinatura.

Para suportar a migração, foi realizado um planejamento apoiado pelo serviço de Migration Plan Workshop (MPW) da empresa, contando com a participação de equipes da Petrobras e da SAP. 

Segundo a companhia, as atividades de migração foram realizadas com duração ótima, sem intercorrências e de forma transparente para os usuários da Petrobras.

"O SAP GRC-AC controla a concessão de perfis no ecossistema SAP da Petrobras, assegurando alinhamento às boas práticas de compliance e aderência à SOX. Um total de 69 ambientes que suportam processos críticos", destaca Fagundes Pereira da Silva, gerente setorial de infraestrutura dos sistemas integrados de gestão da Petrobras.

A Petrobras é cliente da SAP há mais de 20 anos, sendo um dos primeiros e talvez o maior cliente da multinacional alemã no país. Em 2022, a companhia concluiu uma das maiores migrações de ECC para S/4 Hana do mundo.