ESTATAL

Petrobras usa IA generativa com Microsoft

Novo chat para 110 mil funcionários utiliza serviço da OpenAI na Azure.

06 de dezembro de 2023 - 13:00
Expectativa é que a implantação facilite a rotina de trabalho na companhia. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Expectativa é que a implantação facilite a rotina de trabalho na companhia. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial com a solução Microsoft Azure OpenAI Service para gerar conteúdos criativos e analíticos para apoiar seus times nas tarefas de trabalho.

Batizada de ChatPetrobras, a solução foi desenvolvida com base em políticas de segurança da informação e proteção de dados do governo brasileiro — às quais a Petrobras está sujeita.

Na prática, a ferramenta realiza atividades, como a elaboração de relatórios, resumos e apresentações, além de responder a perguntas e dúvidas dos usuários.

Para isso, o Azure OpenAI Service oferece recursos de compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código.

A solução foi disponibilizada por meio de um aplicativo e um portal interno para 110 mil trabalhadores da Petrobras.

Segundo a empresa, a expectativa é que a implantação facilite a rotina de trabalho na companhia, levando a reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais. 

Além disso, a solução servirá como arquitetura base para incorporação de IA generativa nas aplicações da petroleira.

"Essa solução representa uma forma de utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos nossos processos”, afirma Carlos Augusto Barreto, gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras.

Criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen e com sede em Redmond, Washington, a Microsoft é especializada no desenvolvimento de softwares, dispositivos e serviços de computação pessoal, produtividade e soluções em nuvem.

Presente em 190 países, a companhia conta hoje com mais de 220 mil funcionários ao redor do mundo. A empresa está no Brasil há mais de 30 anos, com sede em São Paulo.