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Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso. Foto: divulgação.
A PicPay, plataforma de pagamentos com 55 milhões de usuários cadastrados, acaba de anunciar a aquisição da fintech Guiabolso, especializado na organização de finanças pessoais através do open banking.
A empresa não revelou o valor nem os termos da transação, mas, de acordo com o NeoFeed, o investimento ficou entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões, sendo a maior parte em dinheiro e o restante em ações da PicPay.
Fundada em 2012, a Guiabolso criou uma tecnologia que conecta contas bancárias dentro do seu aplicativo para o usuário planejar, categorizar e acompanhar seus ganhos e gastos.
Além da organização de orçamentos, a plataforma oferece produtos financeiros por meio de bancos parceiros, de acordo com o perfil detalhado do usuário, além de permitir transferências instantâneas e gratuitas em tempo integral.
Com parceiros como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama, a Guiabolso possui 6 milhões de usuários e já concedeu R$ 1 bilhão em crédito.
De acordo com o site Crunchbase, a plataforma já recebeu R$ 66 milhões em cinco rodadas de investimento, que contaram com a participação de gestoras como a sueca VEF e a americana Ribbit Capital.
Com a venda, todo o time de 200 pessoas da fintech, a maioria com atuação em tecnologia e dados, será integrado aos cerca de 3 mil colaboradores da PicPay e Thiago Alvarez, fundador da Guiabolso, se juntará ao time da PicPay como diretor responsável por open banking.
“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, afirma Alvarez.
Os aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas devem ganhar novas funcionalidades e sinergias.
“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, destaca José Antonio Batista, CEO da PicPay.
Criada em 2012 por três empreendedores de Vitória, a PicPay foi a primeira empresa de tecnologia do país a oferecer o QR Code para pagamentos instantâneos. A fintech foi posteriormente adquirida pela J&F Participações, holding da família Batista.
No ano passado, a companhia teve um volume de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) de R$ 49 bilhões, uma receita líquida de R$ 389 milhões e um prejuízo líquido de R$ 803 milhões.
O crescimento da sua base de clientes tem sido substancial: em 2018, eram 10 milhões de usuários, número que saltou para 15 milhões no ano seguinte, 39 milhões no final de 2020 e 50 milhões em abril deste ano. O IPO deve sair em 2023.