SUSTENTABILIDADE

Porto Alegre gere ação climática com ESG Now

Projeto busca aumentar controle sobre prazos e responsabilidades de plano da prefeitura.

25 de novembro de 2024 - 16:40
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Prefeitura de Porto Alegre escolheu a ESG Now, plataforma porto-alegrense de gestão ESG, para digitalizar a gestão e o monitoramento dos objetivos, metas, indicadores e ações que compõem o Plano de Ação Climática (PLAC) da capital gaúcha.

O PLAC é dividido em três eixos, incluindo desde ações de descarbonização na mobilidade urbana até a reestruturação dos sistemas de proteção contra cheias.

A plataforma da ESG Now irá centralizar num único ambiente digital e colaborativo a gestão de todas essas frentes, com sistema de notificações, fluxo de aprovação e fornecendo painéis de gestão do progresso do PLAC. 

A ideia é passar a usufruir de maior controle sobre os prazos e responsabilidades da iniciativa,  além de viabilizar a identificação e correção de riscos relacionados ao cumprimento integral do plano até 2050 por meio da coleta de dados estratégicos. 

A cidade será a primeira capital brasileira a contar com esse tipo de plataforma, incluindo ainda o escopo de 30 ações e subações que devem ser desenvolvidas pelas secretarias de governo envolvidas no projeto. 

“Com a plataforma da ESG Now teremos todas as informações relacionadas às ações que envolvem as mudanças climáticas reunidas em um só lugar, o que garante um maior alinhamento e contribui para maior transparência e governança da informação. Todo esse trabalho que estamos fazendo é para que em 2050 tenhamos uma cidade de baixo carbono e adaptada às mudanças climáticas”, pontua Rovana Bortolini, diretora de projetos e políticas de sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre.

 

O Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas no final de abril deste ano. No mesmo período, uma barragem se rompeu, agravando a situação do estado. 

Ao todo, somaram-se mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas, das quais 159 mil estiveram desalojadas e mais de 48 mil acolhidas em abrigos temporários.

Atualmente, a plataforma está em fase final de modelagem e deve entrar em operação nas próximas semanas. 

Com sede em Porto Alegre, a ESG Now fornece uma plataforma que concentra as funcionalidades necessárias para a implementação, operacionalização e monitoramento de uma estratégia de governança ambiental, social e corporativa.

A empresa foi a segunda colocada na Batalha d​​e Startups do Gramado Summit 2023. Como prêmio, ganhou um processo de aceleração junto à 49 Educação, catarinense especializada no desenvolvimento desse tipo de negócio.

Atualmente, a ESG Now conta com 19 funcionários. Seu portfólio inclui mais de 140 clientes, entre eles Qair, Arezzo&Co, Artecola, Grupo Conceito, Modular Transporte e Solar.