
PUC-Rio oferece aos alunos o MatLab, da Mathworks. Foto: Divulgação.
Cerca de seis mil alunos e pesquisadores das áreas de exatas, design e finanças da PUC-Rio têm à sua disposição, a partir deste mês de novembro, o MatLab, da Mathworks, representada no Brasil pela Opencadd.
A universidade é a primeira do Brasil a oferecer a licença TAH do software. O uso desta linguagem de computação numérica auxilia diretamente na criação de modelos matemáticos, no cálculo de projetos complexos, no desenvolvimento de protótipos, na programação de dispositivos, na modelagem de sistemas e no uso de ferramentas de simulação.
“As grandes empresas, como o Google, por exemplo, dão preferência aos profissionais que já sabem usar o MatLab. Estamos alinhados com essa demanda e nossos alunos só têm a ganhar em desenvolvimento, conhecimento e competitividade ao adotarem o sistema no seu dia a dia”, relata Luiz Fernando Martha, coordenador setorial de Graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).
O MatLab pode ser aplicado em simulações de qualquer processo de engenharia, matemática, física, química, economia, design e biologia, incluindo sistemas de controle, processamento de sinais e comunicações, processamento de imagens e visão computacional, testes e medições, finança computacional e biologia computacional.
O programa está disponível nos laboratórios da universidade e pode ser baixado para uso em casa, sendo acessível também via smartphone com o MatLab Mobile.
Ao todo, a licença PUC-Rio contempla 28 módulos adicionais (toolboxes), além de suporte técnico e cursos online disponíveis via MatLab Academy.