
Ferramenta realiza um monitoramento motivacional durante os 90 dias de tratamento. Foto: Pexels.
A indústria farmacêutica FQM lançou o aplicativo Fumasil, uma ferramenta integrada ao medicamento de mesmo nome e desenvolvida pela agência PlayerUm, para auxílio no tratamento de combate ao tabagismo.
Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo realiza um monitoramento motivacional durante os 90 dias de tratamento.
Entre as suas funções, estão auxílio no controle de medicamentos, push notifications, estatísticas de acordo com as metas e compartilhamento de dados.
É possível acompanhar, por exemplo, quantos cigarros não foram consumidos em determinado período e o quanto isso se reverteu em economia financeira.
“Sabemos que é um momento muito difícil, envolve questões emocionais, comportamentais e contextuais, e o Fumasil, através do aplicativo, encontrou uma maneira de se relacionar com esse consumidor, deixando-o motivado ao longo dos 90 dias de tratamento”, ressalta Adriana Jansen, gerente de produto da FQM.
Para a PlayerUm, a melhora no bem-estar do paciente se relaciona também com o histórico que a ferramenta oferece.
"A integração entre o medicamento e o aplicativo faz toda a diferença na experiência e evolução do usuário. O app informativo oferece um suporte diferenciado e motivador ao longo de todo o processo de parar de fumar”, afirma Flávio Stoliar, CEO da PlayerUm.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.
Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, no Brasil, 200 mil pessoas morrem precocemente por ano por conta do tabagismo.
A FQM foi fundada no Rio de Janeiro em 1932 e hoje é dividida em três unidades de negócio: FQM DIVCOM, de suplementos alimentares, medicamentos OTC e cosméticos; FQM FARMA, medicamentos de marca vendidos sob prescrição médica; e FQM MELORA, com a linha dermatológica.
Atuando há nove anos, a PlayerUm é uma agência de inovação que desenvolve soluções de engajamento, campanhas, apps e games. Em seu portfólio, estão empresas como Nestlé, L’Óreal, Uber, L’Occitane, Canal Futura, SportTV e MRV Logística.