ERP

Requim digitaliza contabilidade com Totvs

Pernambucana, que antes usava sistema de planilhas e serviço terceirizado, adotou o Protheus.

09 de dezembro de 2025 - 10:17
Nathalia Ribas, diretora da Requim. Foto: LinkedIn.

Nathalia Ribas, diretora da Requim. Foto: LinkedIn.

A Requim, empresa pernambucana especializada em distribuição industrial, adotou o ERP Backoffice, da linha Protheus da Totvs, para substituir um sistema manual baseado em planilhas e se preparar para a Reforma Tributária.

Antes de adotar o software, a área de contabilidade da companhia era controlada de forma terceirizada, dificultando o acesso interno aos dados. 

Com a nova solução, foi possível conquistar segurança fiscal e tributária, controle total e a capacidade de configurar e calcular programas de incentivos fiscais. A empresa observou economia de tempo e custos, além de um aumento significativo na produtividade.

Segundo a Requim, essa transformação permitiu recuperar perdas e se preparar para o novo cenário fiscal com tranquilidade.

“O grande diferencial da implementação foi nos ajudar na preparação para a Reforma Tributária. Agora, com a estrutura e robustez da Totvs, temos muito mais segurança e confiança nas nossas informações fiscais, evitando dados incorretos, inconsistências e perdas financeiras. Com a funcionalidade do Configurador de Tributos do sistema, estamos totalmente preparados para a transição da reforma”, avalia Nathalia Ribas, diretora da Requim.

Além do software de gestão, a companhia também adotou a solução Exact Sales, da unidade de negócio RD Station, para digitalizar seu processo comercial.

Com 22 anos de atuação, a Requim possui sede em Recife e centro de distribuição em Extrema, Minas Gerais. A empresa atende diferentes setores industriais, incluindo os de alimentos, farmacêutico, gráfico e frigorífico em todo o país.

Já a Totvs é uma das maiores companhias e líder do setor de desenvolvimento de sistemas e plataformas para automatizar e digitalizar a gestão empresarial por meio de ferramentas como ERPs, analytics, CRM e soluções fiscais.

A empresa de tecnologia fechou 2024 com uma receita líquida de R$ 5,4 bilhões, alta de 17,5% em relação ao ano anterior.