Foto: Depositphotos
O estado do Rio de Janeiro será a primeira cidade do mundo a ter internet por feixe de luz, em parceria com a Taara, startup desenvolvedora da tecnologia que nasceu dentro da incubadora da Alphabet.
O acordo entre o governo do estado e a startup prevê a instalação de 20 links pela cidade, interligando órgãos municipais, hospitais e escolas localizadas em comunidades e em locais de difícil acesso para instalação de fibra óptica.
A tecnologia desenvolvida pela Taara estabelece conexão entre dois pontos, com velocidade de 20 Gbps e alcance de até 20 km, por meio de feixes de luz invisíveis aos olhos humanos.
A comunicação de dados a ser aplicada pela startup na capital fluminense é conhecida como Mesh, um sistema de Wi-Fi composto por múltiplos dispositivos (nós) que trabalham juntos para criar uma única rede unificada, eliminando zonas mortas e ampliando a cobertura sem fio.
A solução é de fácil instalação e pode ser implementada com terminais presos em árvores, postes ou construções, além de pontos altos, como morros ou montanhas.
A tecnologia não sofre interferência de outras formas de internet sem fio, como as que utilizam frequência de rádio, mas pode ser prejudicada quando há obstruções na visada, como neblina, fumaça, poeira ou a passagem de pássaros.
O plano da Taara, após deixar a incubadora Moonshot Factory da Alphabet, que detém uma fatia minoritária da empresa, é competir diretamente com a Starlink, de Elon Musk.
A companhia acredita que pode oferecer até 100 vezes mais largura de banda ao usuário final do que uma antena da Starlink, já que a concorrente utiliza sinal de rádio limitado a uma área onde, quanto mais pessoas acessam, menor é a velocidade, o que se torna inviável para cidades.
A Taara tem como estratégia expandir-se rapidamente por meio do mercado de capitais e de parcerias com companhias de telecomunicações e provedores de internet, como a T-Mobile.
Atualmente, a empresa implementou a tecnologia na Índia e na África e quer usar o projeto com a capital fluminense como referência para novas iniciativas e negócios.
Segundo comunicado da Taara, a parceria com o Rio de Janeiro faz parte do projeto Rio AI City, no qual pretende transformar a região em um polo global de inovação.
