PRÊMIO

RS e PR no Educadores Inovadores da Microsoft


13 de setembro de 2012 - 10:47
MS premia em prol da educação. Foto: Flickr.com/legus

MS premia em prol da educação. Foto: Flickr.com/legus

O Sul figura com três dos seis projetos brasileiros ganhadores do Prêmio Educadores Inovadores 2012, realizado pela Microsoft.

Da lista, dois projetos são do Rio Grande do Sul, um do Paraná, um do Mato Gosso do Sul, um de Minas Gerais e dois de São Paulo.

Os gaúchos premiados foram o Projeto Ecoweb, da professora Margarida Telles da Cruz, de Campo Bom, que venceu na categoria “Inovação em Comunidade”; e o da professora Eliana Muller de Mello, de Novo Hamburgo, na categoria “Escolas Particulares”.

O primeiro trabalho propõe que estudantes portadores de necessidades educativas especiais desenvolvam atividades teóricas e as coloquem em prática usando as TICs em iniciativas que envolvam alunos de escolas vizinhas.

Já o segundo foi realizado com alunos da 8ª série do ensino fundamental e usa TICs para promover ações de educação ambiental junto às comunidades.

O projeto paranaense premiado, batizado de “Memórias”, é do professor Ivan Rodrigo, de Pontal do Paraná, e venceu na categoria “Inovação em Colaboração”.

O trabalho resgatou a história do Colégio Estadual Professora Maria Helena T. Luciano, usando as TICs para produção de fotos, vídeos, armazenamento e compartilhamento dos mesmos – o que foi feito em Skydrive.

Além disso, o grupo também publicou as informações em sites, blogs e redes sociais.

De São Paulo, foram premiados os projetos de Rodrigo de Araújo, de Sorocaba, na categoria “Inovação em Conteúdo”, com adaptação de linguagem educacional a games; e de Flávia dos Santos, de Mogi das Cruzes, em “Uso Avançado da Tecnologia Microsoft”, com criação de carrinhos robóticos, controlados por computador, a partir de materiais recicláveis.

De Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o vencedor na categoria “Contextos Desafiadores” foi Alexandre de Souza, que criou em uma sala de aula com baixo índice de aprendizado uma agência experimental de publicidade, voltada a demandas da escola.

O professor Benedito Matozinho Devêza, de Outro Preto, Minas Gerais, venceu na categoria “Escolas Técnicas”.

Ele criou projeto para as disciplinas de Ourivesaria Artesanal Básica e Avançada, Cravação de Gemes e Gravação em metais, oferecidas no Curso Técnico de joalheria na modalidade EJA, integrado ao Ensino Médio.

Para tanto, usou uma webcam na lupa de ourives que permitiu ao educador captar imagens das ações e apresentá-las aos estudantes, com uso posterior do conteúdo para retirar dúvidas de estudantes.

Ao todo, foram 1.896 projetos inscritos no prêmio, vindos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Os vencedores brasileiros foram escolhidos na terça-feira,11, em São Paulo, e representarão o país na final mundial, que ocorre de 28 de novembro a 01 de dezembro, em Praga, na República Tcheca, durante o Fórum Global Microsoft Parceiros na Aprendizagem.

Criado em 2006, o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores reconhece iniciativas que fazem uso das TICs em sala de aula para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação.

A iniciativa pertence ao programa "Parceiros na Aprendizagem", da Microsoft, que já contribuiu com cerca de U$ 500 milhões para aprimorar os sistemas de educação em todo o mundo, beneficiando mais de 215 milhões de professores e estudantes em 119 países.

“Todos os finalistas já são vencedores, pois não vejo uma profissão com maior desafio à mudança do que ser professor. Cada um destes educadores impactam seus alunos de maneira única, empurrando-os para fora da zona de conforto, em direção a um futuro brilhante para si e para o país”, conclui Milton Burgese, diretor de Educação da Microsoft Brasil.