
A Saint-Gobain é conhecida pelas argamassas Quartzolit. Foto: Pexels
A Saint-Gobain, companhia francesa de soluções para construção conhecida pelas argamassas Quartzolit, contratou a Price Survey, startup mineira de pesquisa de preço e de campo, para mapear o mercado brasileiro.
Com o mapeamento em mais de 6,5 mil estabelecimentos e com mais de 350 mil produtos, o objetivo era identificar as chances de expandir as vendas e precificar melhor com base no que os concorrentes oferecem.
Realizado por 1,6 mil pesquisadores, o estudo foi feito em visitas a estabelecimentos com fotos e preenchimento de informações realizadas por um aplicativo da Price Survey.
Após a captação de informações, os dados são analisados e resumidos via business intelligence e inteligência artificial.
Assim, foi possível entender uma série de métricas, comparativos, relatórios gerenciais, inteligência de negócio através de gráficos, mapas de calor, comparação de preços e tabelas dinâmicas.
“A tecnologia foi uma enorme aliada nessa pesquisa. A agilidade em tomar decisões aumenta muito e os dados permitem um approach real de mercado”, avalia Tábata Eberl Bandolin, gerente de relacionamento com o cliente da Saint-Gobain no Brasil.
No mercado brasileiro desde 1930, a Saint-Gobain possui mais de 12 mil funcionários e 58 fábricas no Brasil, além de 52 centros de distribuição, três mineradoras, 78 lojas, seis escritórios e um centro de pesquisa e desenvolvimento.
Em 2022, o grupo registrou receita de US$ 54,15 bilhões, alta de 15,9% em relação ao ano anterior.
Já a Price Survey foi fundada em 2017 e oferece pesquisas de campo e de internet que acompanham preços, disponibilidade dos produtos, condição de pagamento e qualificação dos fornecedores em marketplaces para diversas empresas.
Com sede em Belo Horizonte, a startup também está presente em Santiago e tem previsão de início de operações em Lima e Buenos Aires.