EDUCAÇÃO

São Paulo lança vestibular para escolas públicas

Provão Paulista terá a aplicação de provas durante os três anos do Ensino Médio.

10 de julho de 2023 - 16:48
Vestibular tem como foco alunos da rede pública (Foto: Depositphotos)

Vestibular tem como foco alunos da rede pública (Foto: Depositphotos)

O Governo de São Paulo anunciou o início das aplicações do Provão Paulista, vestibular alternativo criado para estudantes da rede estadual terem mais chances de ingressar em universidades públicas paulistas, ainda em novembro deste ano.

A prova será aplicada em todas as séries do Ensino Médio, do primeiro ao terceiro ano, e contará com questões de múltipla escolha e uma redação.

A partir do ano que vem, o desempenho dos alunos poderá compor uma nota acumulada, em que a classificação do estudante será baseada nos resultados obtidos no segundo e no terceiro ano.

Em 2025, a avaliação acumulará as notas alcançadas ao longo de todo o Ensino Médio.

Diante do exame, cada instituição de nível superior poderá definir quantas vagas serão oferecidas através do Provão. Inicialmente, a expectativa é que as universidades disponibilizem 10 mil vagas.

Segundo o Estadão, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu que, das 3.854 vagas destinadas a estudantes da rede pública, 980 serão direcionadas ao novo vestibular.

Já a Universidade de São Paulo divulgou que pretende destinar 1,5 mil vagas para os candidatos da nova prova.

Apesar de ter aderido ao novo processo seletivo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ainda não definiu quantas vagas contemplarão a avaliação.