
Foto: divulgação.
A Serasa Experian, especializada em dados para análise de crédito, anunciou a aquisição da PagueVeloz, fintech catarinense especializada em sistemas de pagamento e cobrança.
O valor e os termos da transação não foram divulgados pela empresa.
Fundada em 2012, a PagueVeloz tem foco em pagamentos e recebimentos digitais. Com sede em Blumenau, Santa Catarina, também tem estrutura em São Paulo e em cidades do Nordeste e do Centro-Oeste.
A fintech é experiente nos mercados de pequenas e médias empresas e consumidores, oferecendo serviços como a emissão de boleto bancário, cobrança via cartão de crédito e PIX, maquininhas, antecipação de recebíveis, carteira digital, entre outros.
Com 380 funcionários, a startup já fornecia ao Serasa a tecnologia por trás da carteira digital da companhia e, de acordo com o site Economia SC, agora será uma unidade de negócio da compradora, seguindo de forma independente, mantendo marca e estratégia, porém com sinergia de produtos.
Após a aquisição, a Serasa pretende acelerar processos como o “nome limpo instantâneo” para reduzir o tempo na baixa da dívida e aumentar o Serasa Score de forma mais rápida, facilitando o acesso ao crédito.
Além disso, a ideia é oferecer a pequenas e médias empresas uma jornada de cobrança completa em uma única plataforma, incluindo comunicação com clientes inadimplentes, emissão de boletos, antecipação de recebíveis e carteira digital.
“Além dos benefícios que a aquisição trará ao consumidor, nós queremos construir uma ponte com as empresas, disponibilizando acesso a soluções de cobrança de forma simplificada”, explicou Pedro Dias Lopes, diretor da Serasa, ao Economia SC.
De acordo com o site Valor Econômico, essa é a primeira aquisição da Serasa na vertical B2C, que teve receita de US$ 94 milhões no ano fiscal de 2021, alta de 161%.
O aplicativo da empresa já tem mais de 8 milhões de usuários ativos, enquanto o marketplace de crédito recebe quase 1 milhão de pedidos por mês.
Considerando ainda a plataforma Limpa Nome, a companhia deve chegar ao fim do ano com 70 milhões de clientes cadastrados.
Já a vertical B2B da Serasa já havia feito duas aquisições este ano: a Brain Ag, de big data para operações financeiras do agronegócio, e a BrScan, de verificação de documentos.