OPERAÇÕES

Sesc-MS integra sistemas com Magic Software

Projeto garantiu sprints de entregas 80% mais rápidos na instituição.

26 de abril de 2024 - 12:28
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Social do Comércio do Mato Grosso do Sul (Sesc-MS) contratou a Magic XPI, plataforma de integração no-code da Magic Software, israelense de software empresarial, para unificar seus diversos sistemas.

Até então, cada serviço oferecido pela instituição possuía um sistema de gestão especialista, além do do ERP da MXM, um CRM proprietário e a solução de RH da Senior Sistemas.

Todo esse ecossistema era apoiado por uma equipe de TI de 15 profissionais, dos quais três respondiam pelo desenvolvimento e integração de sistemas. 

Segundo a organização, as integrações eram complexas e feitas manualmente envolvendo uma grande quantidade de textos e planilhas, webservices e rotinas de exportação de arquivos, todos com padrões e arquiteturas diferentes. Esse contexto consumia a maior parte do tempo da equipe com sprints de entregas.

Por conta disso, a instituição buscava uma ferramenta que pudesse administrar seu grande volume de dados a partir de uma linguagem de programação padronizada e estável.

A resposta foi encontrada no Magic XPI, uma solução orientada a fluxos de integração, com componentes pré-existentes, que permitiu à equipe do Sesc-MS realizar toda a sincronização de informações rapidamente entre os sistemas. 

O projeto abrangeu a comunicação e trocas de dados entre as aplicações de gestão empresarial, clientes, serviços oferecidos, clube de benefícios e venda e controle de ingressos de eventos culturais.

A primeira fase do trabalho envolveu apenas um desenvolvedor e as integrações foram entregues em menos de três meses.

De acordo com a organização, o projeto garantiu sprints de entregas 80% mais rápidos.

"Os nossos desenvolvedores perceberam isso muito rapidamente, com a melhoria dos processos envolvidos na integração e com o fortalecimento da documentação e base de conhecimento. Agora, nós estamos na fase de promoção de melhorias nos processos que envolvem as integrações, visando garantir aumento da qualidade dos próximos projetos", conta Wellington Moraes, diretor de tecnologia e processos do Sesc-MS.

Em atuação desde 1946, o Sesc foi criado para que empresários do setor colaborassem com o cenário social por meio de ações que beneficiassem seus empregados e familiares através do desenvolvimento de suas comunidades.

Os serviços à população no estado incluem consultas e exames nas clínicas de odontologia e psicologia; unidades escolares; academias; hotelaria e turismo; escola de cultura e oficinas livres.

No Mato Grosso do Sul, são mais de 120 mil trabalhadores do comércio credenciados em 12 unidades fixas e móveis, que contabilizaram mais de 2,7 milhões de atendimentos em 2023, aumento de 74% em comparação ao ano anterior.

Fundada em 1983, a Magic foi a primeira companhia israelense a abrir capital na Nasdaq, ainda em 1991. Hoje a lista tem dezenas de nomes.

No Brasil, a empresa atua há quase três décadas atendendo a clientes locais como a Coca-Cola Sorocaba, Baterias Moura, Sotreq e Eucatex. 

Entre os parceiros brasileiros, estão: PPI-Multitask, TrackerThings, B2B Finance, Processor, Novatech, GOOntech, Rede CIGAM, entre outros.