IDP

Sicoob processa documentos com SoftExpert

Cooperativa reduziu o tempo de atualização cadastral de uma semana para 20 minutos.

23 de outubro de 2024 - 11:31
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Sicoob Cocred, uma das maiores cooperativas financeiras do Brasil, adotou a solução de processamento inteligente de documentos (IDP, na sigla em inglês) da SoftExpert, multinacional catarinense especializada em software para gestão de processos de negócio (BPM).

Segundo a Sicoob, a tecnologia da SoftExpert foi escolhida para garantir a atualização anual dos cadastros dos cooperados, que havia se tornado mais desafiadora com a expansão da organização.

Antes da implementação, o processo manual de atualização, que incluía a análise de documentos como declarações de imposto de renda, levava dias e, em casos complexos, até uma semana.

Com o uso da solução de IDP integrada ao BPM da SoftExpert, foi possível automatizar a captura e classificação de dados com inteligência artificial e machine learning, extraindo informações críticas com maior precisão. 

Após o fim do projeto, a Sicoob observou uma redução do tempo de processamento em 70%. Isso significou reduzir o tempo de atualização cadastral para apenas 20 minutos, um terço do tempo anterior.

A automação também gerou redução de custos operacionais e permitiu realocar profissionais para atividades estratégicas.

Nos primeiros três meses de uso, mais de 7,5 mil documentos foram processados, triplicando a capacidade e praticamente eliminando erros.

“A modernização tecnológica nos permite melhorar continuamente. Por isso, estamos comprometidos em expandir essas soluções para outros fluxos internos, pois acreditamos que essas tecnologias disruptivas têm um enorme potencial de aplicação em diversas áreas”, afirma Ademir José Carota, diretor administrativo da Sicoob Cocred.

Em atuação desde 1996, o Sicoob conta com mais de 8 milhões de cooperados amparados por mais de 4,6 mil pontos de atendimento em 2.396 municípios espalhados por todos os estados brasileiros em 334 cooperativas singulares.

Em atividade desde 1995, a SoftExpert conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes e 3 milhões de usuários em 50 países. Com 300 parceiros no mundo, possui alianças com marcas como AWS, Bakertilly, Deloitte, Kodak Alaris e DocuSign.

Entre os clientes da companhia, estão Bridgestone e Grupo Nueva Pescanova (da Espanha), TE Connectivity e Wika (Estados Unidos), Compagnie Ivoirienne d'Electricité (Costa do Marfim), Gedore (África do Sul), Natura, Sementes Jotabasso e Special Dog (Brasil), Secil,  Luiz Simões,  Banco BAI, FEHST e Prifer.