ACELERAÇÃO

Siemens busca startups

Programa realizado pela AHK São Paulo tem inscrições abertas até 31 de dezembro.

21 de dezembro de 2022 - 10:01
A companhia irá oferecer acesso às instalações e ao processo fabril durante o programa. Foto: Siemens

A companhia irá oferecer acesso às instalações e ao processo fabril durante o programa. Foto: Siemens

A Siemens está em busca de startups para participar do Startups Connected, um programa de aceleração realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

Com inscrições abertas até 31 de dezembro, o programa busca soluções na área de inteligência artificial (IA) com algoritmos desenvolvidos em Python na plataforma MindSphere, com especificações e validação sendo realizadas em conjunto entre as startups e a Siemens.

A ferramenta servirá para interpretar dados gerados digitalmente na computação de borda da Siemens, com modelos de IA a partir de data mining, para predições de variáveis e monitoramento do processo.

Durante o projeto, a companhia irá oferecer acesso às instalações e ao processo fabril com datapoints conectados à MindSphere, além do time interno de especialistas e as licenças necessárias para o desenvolvimento na plataforma.

No final do programa, a meta é que um mínimo produto viável (MPV, na sigla em inglês) da solução seja testado no processo fabril piloto da Siemens, apresentando um roadmap de digitalização com possíveis próximos passos e expansões.

“A transformação digital envolve tempo e esforço e muitas empresas aprenderam da maneira mais difícil esta jornada. A forma de acelerar o processo é por meio de ecossistemas de inovação e as startups têm tido um papel fundamental nesse sentido”, diz José Borges Frias Júnior, head de inovação da Siemens.

O Startups Connected avaliará os projetos entre 4 e 31 de janeiro de 2023, com as startups vencedoras sendo anunciadas no dia 1º de fevereiro. A aceleração acontece entre 2 de fevereiro e 28 maio do ano que vem.

A Siemens participa do programa da AHK São Paulo desde 2016, com oito projetos aprovados até o momento. 

Em sete anos, o programa já alavancou 70 projetos entre startups e empresas, gerando 1,5 mil oportunidades de negócios e 80 desafios de inovação. 

A Siemens é uma gigante industrial alemã, com um faturamento de € 72 bilhões em 2022, 311 mil funcionários e atuação nas áreas de indústria, infraestrutura, transporte e saúde.

No Brasil, a empresa está presente desde 1905 e conta hoje com quatro fábricas, cinco centros de pesquisa e desenvolvimento e cinco centros de distribuição no país.