
Bernardo Quintão, sócio e CEO da Simple Guest. Foto: Divulgação.
Está no mercado há pouco mais de um mês a startup Simple Guest, que gerencia o processo de reservas e hospedagem para quem anuncia imóveis no Airbnb.
A empresa atua em tarefas como comunicação com o hóspede, agendamento de limpeza para o imóvel, coordenação de entrega das chaves e avaliação do preço do anúncio.
Para executar esses quatro pontos, a Simple Guest cobra uma taxa de 7% do valor da reserva gerenciada pela startup.
Há outros dois planos, que ficam por 19% do valor da reserva (inclui também a verificação de entrada e saída dos hóspedes), e por 30%, que também cobre a troca de toalhas e lençóis e realização de manutenção.
A startup ainda trabalha com um algoritmo que determina o maior preço a ser cobrado pelos anúncios - levando em conta quesitos como tamanho do imóvel, localização e época do ano.
Depois de utilizar a proposta da empresa, Fernando Doege, um dos sócios da startup, afirma que seu faturamento com os três imóveis que anuncia no Airbnb subiu até 90% em relação ao que conseguia quando deixava os locais para uma imobiliária gerenciar.
“Além do dono do imóvel não precisar investir tanto tempo no processo de hospedagem, ele também se beneficia da resposta rápida que a startup pode dar aos interessados nos apartamentos, um ponto muito valorizado dentro da busca interna do Airbnb”, explica Bernardo Quintão, sócio e CEO da Simple Guest.
Hoje a startup gerencia 15 apartamentos, localizados principalmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Atualmente, o Airbnb conta com 45 mil anúncios disponíveis no Brasil, mais de 20 mil deles no Rio de Janeiro, que é um dos principais destinos na plataforma, no mundo todo.
Fundado em agosto de 2008 e sediado em São Francisco, o Airbnb está presente em mais de 34 mil cidades e 190 países. Em 2014, o sistema alcançou 10 milhões de clientes, com 550 mil propriedades listadas em todo o mundo. A empresa é avaliada em US$ 10 bilhões.