
Sony levando sua plataforma de games para os dispositivos móveis. Foto: divulgação.
A Sony lançou publicamente nesta semana o primeiro kit de desenvolvimento para a PlayStation Mobile, plataforma criada pela empresa para lançar games em celulares e tablets da marca.
Disponível para desenvolvedores da Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e EUA, o kit custa US$ 100 pela licença anual, encargos semelhantes ao que é cobrado pela Apple com os desenvolvedores para iOS.
Com a manobra, a empresa tem o objetivo de atrair os fabricantes de hardware e desenvolvedores de jogos para o programa, um braço de sua marca de video games ligado ao meio mobile.
Todo software será aprovado pela empresa, rodando exclusivamente em dispositivos com a certificação do programa.
Conforme descreve a gigante japonesa, os jogos da plataforma terão diferenças bem claras em relação aos títulos dos consoles PlayStation, mas com experiências semelhantes para os usuários.
VENDA
A Sony utilizará um método de preço em que os jogos desenvolvidos são comprados pela empresa e revendidos no varejo digital aos consumidores finais, pela Playstation Store.
Como um exemplo de valores, a empresa disse que um jogo com preço de atacado de 70 centavos de dólar será revendido por cerca de um dólar ao usuário final.
O PlayStation Mobile funciona em smartphones Sony Xperia, tablets e seu no portátil Vita. Asus, Sharp e HTC também adotaram a plataforma, disponibilizando em alguns de seus smartphones e tablets