
Sucesu-RS promove eventos focados em TI. Foto: Divulgação.
As soluções em business intelligence (BI) serão o foco dos debates no novo Grupo de Usuário da Sucesu-RS, o GU-BI.
O grupo visa reunir a comunidade de BI no Rio Grande o Sul para troca de ideias, apresentação de cases, estudos de mercado, métricas, metodologias e melhores práticas de implementação de BI dentro das organizações.
A novidade foi divulgada durante Seminário Executivo da Sucesu-RS em Gramado neste final de semana. O coordenador do GU-BI é Paulo Ricardo Rocha, diretor comercial da Business Tech.
Segundo ele, em um mercado que valoriza cada vez mais a informação, o business intelligence é essencial para o planejamento estratégico e tomadas de decisão das empresas.
“O grupo surge também a partir do aumento do BI dentro da TI. A estabilidade dos ERPs no mercado gaúcho, que traz a necessidade das empresas extrairem informações para a tomada de decisão, assim como o crescimento dos volumes de dados, são motivadores para o GU-BI”, afirma.
Avaliar as diversas plataformas oferecidas pelo mercado será outro objetivo do grupo.
“São ferramentas que devem ser analisadas caso a caso, vendo o custo-benefício de cada uma na realidade da empresa. Existem opções gratuitas boas no mercado, que atendem pequenas e médias empresas”, explica Paulo.
As análises do grupo terão como ponto de partida o quadrante mágico do Gartner.
O GU-BI tem como vice-coordenadores: João Gutheil, analista de sistemas da AGCO; Cassio Cervo, analista de sistemas do Sicredi; Sidnei Aguiar dos Santos, snalista de negócios do InBetta; Carla Ferreira, analista de sistemas do Grupo RBS; Juliano Jorej, controladoria do Hospital Mãe de Deus; Ronald Bertele, analista de sistemas da Vonpar e Marciano Kern, consultor de BI.
A Sucesu-RS possui hoje 15 Grupos de Usuários ativos que reúnem profissionais de diversas tecnologias. A entidade possui 47 anos de história.
* Maurício Renner cobriu o Seminário Executivo da Sucesu-RS em Gramado a convite da entidade.