T-Systems leva 15 autoridades para a Alemanha

A T-Systems vai levar 15 representantes de empresas de serviços públicos brasileiros e autoridades para a cidade alemã de Friedrichshafen em setembro.

06 de setembro de 2011 - 14:32

A T-Systems vai levar 15 representantes de empresas de serviços públicos brasileiros e autoridades para a cidade alemã de Friedrichshafen em setembro.

 
Os convidados – cujo nome não é revelado pela multinacional alemã – vão conhecer o projeto T-City, desenvolvido pela companhia em parceria com a empresa de serviços públicos TSF, que inclui a implementação de medidores digitais para redes elétricas, de gás e de água.
 
De acordo com a T-Systems, o projeto alemão é um dos maiores na área de medição inteligente, com 1,6 mil famílias envolvidas. São medidos os serviços de energia elétrica, gás e água. 
 
O governo brasileiro recentemente divulgou uma meta de trocar mais de 60 milhões de medidores analógicos por digitais. Em nível global, a adoção das chamadas redes inteligentes deve consumir US$ 200 bilhões até 2015, apontam analistas.
 
O que são
Os medidores inteligentes enviam automaticamente os dados às empresas de serviços por rádio ou DSL. 
 
Um programa de software processa as informações e torna-as disponíveis em intervalos regulares para o cliente, por meio de um portal de Internet. 
 
Isso permite aos usuários determinar, por exemplo, quanta energia cada dispositivo na casa exige. 
 
T-City 
O projeto T-City surgiu de um concurso promovido pelo Grupo Deutsche Telekom. Dessa ação participaram 52 municípios europeus com cerca de 100 mil habitantes. 
 
Friedrichshafen apresentou a melhor ideia. No projeto T-City, o Grupo investiu cerca de 35 milhões de euros em recursos, infraestrutura e banda larga.