
A TAP opera voos para mais de 90 destinos. Foto: Flickr
A TAP Air Portugal, companhia aérea com sede em Lisboa, sofreu um ataque cibernético assumido pelo grupo que opera o ransomware Ragnar_Locker.
Conforme o site CISO Advisor, os cibercriminosos publicaram uma nota na última quarta-feira, 31, alegando ter obtido acesso a ativos digitais e dados da empresa no dia 25 de agosto.
Sem detalhar o volume das informações sequestradas, o comunicado afirma que se trata de um vazamento superior ao da Easy Jet, em maio de 2020. Na época, números de cartões de crédito de 2,2 mil passageiros foram comprometidos, mas os hackers chegaram a acessar registros de aproximadamente 9 milhões de pessoas.
No dia seguinte, após instabilidades na operação dos sistemas acessados pelo público, a TAP admitiu o incidente, mas negou qualquer vazamento de dados.
“A TAP foi alvo de um ataque cibernético, já bloqueado. A integridade operacional está garantida, pelo que não há qualquer risco para a segurança de voo. Não foi apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes”, afirmou a nota publicada nas redes sociais da empresa.
O Ragnar_Locker rebateu, dizendo que a equipe de TI da portuguesa não informou seus chefes sobre a gravidade da situação. Segundo os hackers, a companhia aérea pode ser “a dona do maior processo de violação de dados da história”.
“Prezada TAP Air, seus especialistas em TI certamente sabem onde escrever para salvar os dados de todos os seus clientes. Nosso conselho é – melhor deixar seu melhor advogado fazer isso e seu melhor engenheiro de TI pode ajudá-lo”, publicou o grupo.
Nesta sexta-feira, 2, a TAP divulgou outra nota sobre o ciberataque, sem confirmar ou negar o sequestro de dados.
“Estão a ser divulgadas alegações de um grupo organizado de crime informático de que terão sido roubados dados de clientes. A TAP continua a adotar, com o apoio de uma entidade externa internacional e em articulação com as autoridades, todas as medidas de contenção e remediação adequadas para proteger a empresa e os seus clientes”, publicou a portuguesa.
Fundada em 1945, a TAP é a principal companhia aérea de Portugal, operando voos para mais de 90 destinos, incluindo 11 capitais brasileiras.
No último trimestre de 2021, a empresa teve uma receita de £ 443,7 milhões, um aumento de 90,3% em relação ao trimestre anterior.
No primeiro trimestre deste ano, a TAP transportou mais de 640 mil pessoas entre o Brasil e a Europa, registrando um aumento de 526% em comparação com o mesmo período do ano anterior.