CONECTIVIDADE

TCR: Ciena para rede no Porto Maravilha

19 de agosto de 2015 - 10:00
Porto Maravilha com tecnologia Ciena. Foto: divulgação.

Porto Maravilha com tecnologia Ciena. Foto: divulgação.

A TCR Telecom, prestadora de serviços de telecom no Rio de Janeiro, implantou uma nova rede de telecomunicações utilizando as plataformas de redes de pacotes da Ciena, multinacional especialista em redes.

A rede apoiará a revitalização da região portuária do Rio - o projeto chamado "Porto Maravilha" - que visa reintegrar a área do porto à cidade do Rio de Janeiro.

O plano do projeto é revitalizar cerca de cinco milhões de m2 nos bairros da Gamboa, Santo Cristo e Saúde ao fornecer conectividade de alta velocidade para aumentar a atratividade dos espaços comerciais, apoiar o crescimento de áreas residenciais e permitir novas atrações turísticas.

Cada empresa será capaz de acessar 1 Gb/s de conectividade nessa rede de baixa latência por meio do provedor de serviço de sua escolha.

Os serviços empresariais avançados multi-Gigabit Ethernet, como conectividade de centro de dados e acesso à Internet de alto desempenho, também estão disponíveis para as empresas localizadas dentro da área de cobertura da rede.

Para monitorar a qualidade do serviço, a empresa adotou os switches de agregação de serviços 5150 e 5410 e o sistema unificado de gestão OneControl da Ciena, com o objetivo de prover serviços de Ethernet de alto desempenho e confiabilidade.

Segundo a TCR, o projeto permite um melhor acesso a uma rede flexível de alta capacidade e baixa latência capaz de fornecer serviços carrier-grade como Gigabit Ethernet (GigE) premium às empresas e centros de dados do “Porto Maravilha”.

A TCR Telecom opera uma rede de fibra que permite que outros prestadores de serviços utilizem a mesma rede para fornecer conectividade de alta capacidade aos usuários finais.

Na medida que as áreas do porto forem  revitalizadas, a infraestrutura pública, incluindo as conexões de fibra, é construída e instalada de modo a proporcionar 100% de cobertura às residências e empresas, permitindo que os serviços de telecomunicações sejam oferecidos como um serviço básico, da mesma forma que água ou energia elétrica.

Segundo Yoav Passy, coordenador de engenharia da TCR Telecom, o maior acesso com fibra seria um ponto-chave para o projeto do Porto Maravilha.

"Com as plataformas de redes de pacotes da Ciena, podemos ajudar a garantir que o Porto Maravilha tenha a infraestrutura de telecomunicações necessária para suportar os serviços de acesso de fibra e aplicativos que ajudarão a atrair novos moradores e empresas nos próximos anos”, afirmou o executivo.