Telefonia lidera queixas no Procon-RS

As empresas de telefonia lideram o ranking gaúcho de reclamações no Procon.

Segundo dados divulgados pela entidade nessa quarta-feira, 16, a maioria das reclamações a maioria é relacionada aos serviços de telemarketing. Global Village Telecom (GVT), Brasil Telecom e Claro  são algumas das empresas da lista.

Logo depois da área de telefonia aparecem empresas dos produtos. Os dados foram fornecidos pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

16 de março de 2011 - 12:22

As empresas de telefonia lideram o ranking gaúcho de reclamações no Procon.

Segundo dados divulgados pela entidade nessa quarta-feira, 16, a maioria das reclamações a maioria é relacionada aos serviços de telemarketing. Global Village Telecom (GVT), Brasil Telecom e Claro  são algumas das empresas da lista.

Logo depois da área de telefonia aparecem empresas dos produtos. Os dados foram fornecidos pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

O ranking, conforme o Diretor do Procon Estadual, Cristiano Aquino, é referente somente às reclamações que se transformaram em processos administrativos.

Na opinião do titular da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, é necessário ampliar o atendimento e realizar campanhas educativas e de divulgação dos direitos dos consumidores.

Pereira destaca, ainda, que a meta da secretaria é implantar unidades móveis do Procon como mais uma ferramenta para os consumidores exercerem seus direitos.

O ranking de reclamações em 2010 teve Global Village Telecom, com 12,5%  das reclamações, seguida por Brasil Telecom (6,52%), LG Electronics (4,72%), Samsung Eletrônica (3,37%), Claro (3,26%), Horizonte Sul Comunicações (2,47%), Positivo Informática (2,36%), Rio Grande Emergências Médicas (2,36%), Editora Globo (1,69%), Folha da Manhã (1,57%) e Sky (1,57%).