
Claudio Coli. Foto: Divulgação
A multinacional Thomson Reuters está apostando alto em Joinville. A cidade catarinense é o primeiro local no Brasil – de um total de três – que acolherá um centro de desenvolvimento da empresa de onde sairão novas soluções.
Até agora, foram investidos R$ 1 milhão para triplicar a área da operação da empresa no município, iniciada com a aquisição da Conceito W, em setembro do ano passado.
De 180 metros quadrados, a Thomson passa a ter 600 metros quadrados. Tudo para abrigar o crescimento da equipe – que passará dos atuais 35 colaboradores para até 100 em seis meses.
NOVOS PRODUTOS
O crescimento dará à empresa condições de ampliar também o escopo de produtos desenvolvidos na cidade catarinense.
Hoje, a Thomson foca na criação de soluções para documentos fiscais em Joinville – área que equivale a 15% do resultado da vertical Tax & Accounting. Em seis meses, porém, revela Cláudio Coli, presidente da divisão, novos produtos poderão ser encabeçados pelo time catarinense.
“Além dos documentos fiscais, hoje nós trabalhamos com soluções tributárias e uma área legal. Essas duas também podem vir a ter alguma solução desenvolvida em Joinville”, diz Coli.
Coli não precisou o impacto financeiro das novas soluções na sua área, mas garante que a aposta na cidade catarinense é alta.
MAIS COMPRAS
Novas aquisições, diz Coli, estão nos planos da empresa.
O executivo não revelou que empresas estão na mira, mas disse que elas poderão dar acesso a novos locais no Brasil onde a Thomson poderia instalar os outros dois centros de desenvolvimento planejados.
Além da catarinense Conceito W, adquirida em setembro do ano passado, a empresa já encampou a área de software da paulista Alliance, especializada em soluções para a área fiscal, além da Mastersaf, em outubro do ano passado.
Em novembro de 2011, foi a vez da gaúcha Tedesco, especializada em TI para departamentos jurídicos corporativos e escritórios de advocacia.
A última aquisição foi da consultoria paulista da área tributária FiscoSoft, em março de 2012. Nenhuma das transações teve os valores divulgados.
Graças às compras e outras ações, a Thomson tem atualmente unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Taquara (RS) e Joinville.
SC COM TUDO
Das cinco cidades alistas, Joinville foi a primeira a ter um centro de desenvolvimento oficialmente anunciado pela Thomson Reuters no Brasil. Coli explica o motivo:
“É um local que respira tecnologia. Perto de instituições de educação que formam uma quantidade interessante de mão de obra. E evitamos a proximidade dos grandes centros. Não só pelos custos, mas pela competição por mão de obra existente nos grandes centros”, diz o executivo.
O elogio parece encontrar eco nos investimentos recentes de outras empresas na região catarinense.
No meio desse mês, a Sonta IT firmou uma parceria para qualificação de mão de obra que envolve a transferência das instalações de sua regional de Joinville para o Inovaparq, polo de TI da cidade.
Em março, a SAP abriu um polo de formação de mão de obra no Norte de Santa Catarina, onde irá formar 250 consultores até junho deste ano, em universidades de Blumenau e Jaraguá do Sul.
Mundialmente, a Reuters soma 55 mil empregados e teve faturamento de US$ 13,8 bilhões em 2011.