
Solta o som. Foto: flickr.com/photos/N00@7.
A TIM anunciou nesta semana uma parceria com a norte-americana Muve para lançar no Brasil um serviço mobile de download ilimitado de músicas, batizado de TIM Music. Pelo serviço, os clientes da operadora poderão baixar e escutar faixas através de um aplicativo móvel.
A iniciativa da TIM chega para bater de frente com outros serviços como o Rdio, oferecido pela Oi.
Segundo destaca o Mobile Time, o diferencial do TIM Music é que ele não funciona por streaming e sim baixa os arquivos para o telefone do usuário, em uma espécie de download controlado.
O cliente pode baixar quantas faixas quiser, e os arquivos ficam armazenados dentro do aplicativo, sem acesso a eles pelo player do telefone, por exemplo.
Inicialmente em fase de soft launch, o aplicativo está disponível apenas para usuários de smartphones Android, que podem baixar o sistema e testar o serviço gratuitamente.
Mas nem todos os smartphones com Android podem rodar o app, infelizmente. A operadora divulgou lista com os aparelhos compatíveis com o TIM Music, que são o Samsung Galaxy S III, Samsung Galaxy S III Mini, Samsung Galaxy S II Lite, Samsung Galaxy Pocket, Samsung Galaxy Y, Samsung Galaxy Ace, Samsung Galaxy Y Duos e Motorola Razr I.
Inicialmente, o serviço é disponível para clientes dos planos Liberty (pós-pago) e Infinity (pré-pago) da TIM.
O primeiro acesso do usuário ao serviço precisa ser feito através da rede da operadora, e não por Wi-Fi, para que a TIM possa identificá-lo e liberar o acesso.
Para o cadastro e login no app, a identificação do assinante é feita automaticamente pelo reconhecimento do aparelho e da linha, sem necessidade de receber senhas por SMS ou digitação do número do telefone.
Segundo o site, é possível que a operadora crie um sistema de pagamento para o serviço baseado em suas iniciativas no pré-pago, cobrando por dia de uso ou por mês de uso no pós-pago.
Mas estas são informações que só virão após o lançamento oficial, cuja data ainda não foi divulgada pela TIM.
A Muve, parceira da TIM na iniciaitva, fornece a sua plataforma de música em parceria com a operadora móvel virtual Cricket Wireless, que oferece o app como parte de um pacote de serviços com voz, dados e SMS ilimitados.
Segundo dados da Billboard, a Muve chegou a 1,4 milhão de assinantes nos Estados Unidos em fevereiro, atingindo cerca de 25% da carteira de clientes da Cricket.