CORRIDA

Totvs compra Lexos

Gigante de ERP quer disputar liderança em e-commerce com a Locaweb.

16 de maio de 2023 - 08:18
Totvs x Locaweb, quem chega na frente? Foto: Depositphotos.

Totvs x Locaweb, quem chega na frente? Foto: Depositphotos.

A Totvs acaba de comprar a Lexos, uma fornecedora de soluções para comércio eletrônico, por R$ 13,2 milhões.

O valor pode aumentar, dependendo do atingimento de metas para 2024 e 2025, mas a Totvs não chegou a revelar o quanto. 

A Lexos tem 15 anos de mercado, 50 profissionais na equipe, e atende 1 mil clientes com soluções focadas na integração do varejo físico, virtual, marketplaces e e-commerces.

Sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo (o CEO foi inclusive trainee na Embraer, o ícone da cidade), a Lexos tem investidores como a Bossanova e a Aimorés Investimentos.

A compra é mais um reforço da Totvs para a sua divisão de “Business Performance”, da qual o principal destaque é a RD Station, uma empresa de automação de marketing comprada por R$ 1,8 bilhão. 

“A digitalização do funil de vendas dos clientes é uma demanda crescente, que tem o e-commerce como peça essencial, em um mercado de soluções ainda fragmentado”, aponta a Totvs em nota.

No mesmo texto, a Totvs fala em “construir um portfólio completo” que permita à companhia “liderar o e-commerce para as PMEs brasileiras”.

A afirmação é uma bela cutucada na Locaweb, que gastou R$ 1,2 bilhão em mais de uma dezena de aquisições desde o seu IPO em fevereiro de 2020 justamente com o mesmo objetivo.

Metade foi só na gaúcha Bling, de software de gestão na nuvem, e o restante em players focados em diferentes necessidades do comércio eletrônico, que hoje respondem por mais da metade do faturamento da Locaweb.

(Uma compra que a Locaweb não conseguiu fazer, no entanto, foi a da RD, disputada taco a taco com a Totvs).

SHOPIFY

A Totvs fez outro movimento interessante na área de e-commerce na semana passada, quando a RD fechou um acordo para se tornar uma revendedora no Brasil da plataforma de e-commerce da Shopify.

Apesar de ser uma das líderes no mercado mundial, especialmente no nicho de pequenas e médias empresas, a Shopify tem uma atuação bem discreta no Brasil.

O acordo com a Shopify é outra cruzada nos caminhos da Locaweb, que pagou R$ 9,8 milhões em 2021 para comprar a Samurai Experts, uma companhia paulista fundada em 2019 que afirmava ser a maior parceira da plataforma de comércio eletrônico Shopify na América Latina.

A compra, feita sem alarde, foi interpretada no mercado como uma manobra da Locaweb para comprar os clientes mais relevantes da Shopify no Brasil e eventualmente migrar os mesmos para os seus próprios produtos.