GESTÃO

Treetech reformula ECM com DB1

A empresa paulista é especializada na gestão de ativos e instalações elétricas.

11 de fevereiro de 2022 - 10:53
Foto: Pexels.

Foto: Pexels.

A Treetech, especializada na gestão de ativos e instalações elétricas, contratou a DB1 Global Software, empresa do Grupo DB1 especializada no desenvolvimento de software sob demanda, para atualizar o seu sistema de gestão de conteúdo empresarial (ECM, na sigla em inglês).

Com o passar dos anos, a companhia percebeu que o software legado ficou com a usabilidade complexa e o controle de perfis já não atendia às necessidades.

Além disso, não era responsivo nem escalável e ficava limitado a três idiomas, o que impactou a internacionalização da Treetech.

Como se tratava de um ASP clássico, uma estrutura de bibliotecas básicas para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na web, suas regras de negócio e a interface de visualização pertenciam a uma só camada.

“Na época, ao invés de decidir por montar e aprender a fazer toda essa técnica dentro da nossa empresa, decidimos procurar no mercado uma companhia que pudesse desenvolver aquilo que nós precisávamos. Foi aí que encontramos a DB1 e, desde então, temos desenvolvido bastante coisa com eles, com um grande grau de sucesso”, conta Daniel Pedrosa, CEO da Treetech Tecnologia.

O projeto de reformulação do sistema ECM foi batizado de Sigma 4.0. Através dele, a plataforma foi reconstruída de modo que, hoje, permite que o sistema opere de forma modularizada e customizável através de plugins.

“Para o setor elétrico, a tecnologia empregada nesse produto, e o produto em si, será um passo que posso chamar de revolucionário. Estamos agregando tecnologias que vão possibilitar um passo a mais para que o mercado e os agentes do setor elétrico possam atender as demandas de maneira muito mais dinâmica e acessível em questão de custo”, avalia Daniel Carrijo, diretor de engenharia/PD&I da Treetech.

A interface foi repaginada com foco em usabilidade e experiência do usuário e foi implementada a possibilidade de configurar e classificar alarmes e diagnósticos conforme necessidade.

Além disso, agora é possível personalizar os parâmetros das normas e métodos, bem como utilizar módulos de engenharia para monitorar e controlar ativos de forma preventiva. O usuário pode gerir seus clientes e os dados dos mesmos.

Para os desenvolvedores, toda a camada de visualização do sistema foi separada das regras de negócio e, hoje, elas estão disponíveis em arquitetura API Restful. Toda a documentação está registrada em requisitos do formato Markdown.

O ECM também está totalmente escalável e seus algoritmos de engenharia rodam integrados em C# e Python.

Fundada em 2000, a DB1 Global Software tem clientes como Creditas, Ebanx, MadeiraMadeira, Stone Linx, AL5 Bank, Avenue, Banco Fator, Brainworks, Brookfield, Caiado, Filoó, Kyani, Neon, Omni, Pagbem, Plaenge, Senac -MS, Treetech e Zoop.

A empresa faz parte do Grupo DB1, que tem sede em Maringá, Paraná, e três bases operacionais no Brasil, uma na Argentina e uma nos Estados Unidos. Além da DGS, fazem parte do grupo Anymarket, Consignet, Koncili, Eive, Predize e o robô Tinbot.

O grupo fechou 2021 com um faturamento de R$ 115 milhões, alta de 44% em relação ao ano anterior.

Fundada em 1994, a Treetech tem sede em Atibaia, São Paulo, e é especializada na gestão on-line de ativos de subestações de energia elétrica. Com base em tecnologia própria, desenvolveu uma solução composta por sensores integrados ao software especialista Sigma.

A empresa está presente em mais de 50 países com mais de 80 mil sensores e 400 softwares em operação.