INTERNET

Trensurb: projeto-piloto de wi-fi gratuito

Cada usuário terá direito a uma sessão de 12 minutos de uso de internet.

15 de maio de 2015 - 09:37
Cada usuário da Trensurb terá direito a uma sessão de 12 minutos de uso de internet. Foto: Divulgação.

Cada usuário da Trensurb terá direito a uma sessão de 12 minutos de uso de internet. Foto: Divulgação.

A partir da próxima terça-feira, 19, a Trensurb irá disponibilizar sinal de internet sem fio gratuito na plataforma de embarque da Estação Mercado, em Porto Alegre. 

Para utilizar o serviço, o usuário deverá, na primeira vez que acessar a rede por meio de um dispositivo, fornecer seu endereço de e-mail e responder a uma pesquisa de apenas uma pergunta. 

Cada usuário terá direito a uma sessão de 12 minutos de uso de internet. O ponto de acesso da estação utilizará sinal GSM (3G/4G), que será convertido para padrão wi-fi e terá capacidade para até 600 conexões simultâneas. 

O identificador (SSID) da rede sem fio será ‘Estacao_Mercado’.

O projeto é um piloto com duração inicial de 90 dias – podendo ser renovado por um período maior.

A iniciativa é da Conectividade em Movimento e da Gerência Comercial da Trensurb, e irá gerar receita para a empresa por meio da veiculação de anúncios nos dispositivos conectados à rede. 

Caso o projeto tenha bons resultados, o fornecimento de sinal nos mesmos moldes poderá ser oferecido nas demais estações do sistema. 

Hoje, a Estação Aeroporto do metrô já possui um ponto de acesso à internet, de uso gratuito, numa parceria da Trensurb com a Procempa. O identificador da rede é ‘PORTOALEGRE-LIVRE’.

A quantidade de passageiros transportados pela Trensurb em 2014 foi de 58,79 milhões.