MOBILIDADE

Twitter lança Fabric para desenvolvedores

A plataforma combina os serviços Crashlytics, MoPub e Twitter.

23 de outubro de 2014 - 12:03
A plataforma combina os serviços Crashlytics, MoPub e Twitter. Foto: Divulgação.

A plataforma combina os serviços Crashlytics, MoPub e Twitter. Foto: Divulgação.

O Twitter anunciou na quarta-feira, 22, na primeira conferência para desenvolvedores móveis que acontece, em São Francisco, a Fabric, uma plataforma modular móvel que facilita o desenvolvimento e criação de apps.

A Fabric é composta por três kits modulares que abordam alguns dos desafios mais comuns para os desenvolvedores de aplicativos: estabilidade, distribuição, receita e identidade. 

Ela combina os serviços Crashlytics, MoPub e Twitter para ajudar na criação de apps mais estáveis, geração de receita a partir do leilão de dispositivos móveis e exploração dos sistemas de login do Twitter e seu conteúdo em tempo real para maior distribuição e uma identificação mais simples.

A instalação da Fabric leva apenas alguns minutos, e a maioria dos recursos requer apenas algumas linhas de código para que os desenvolvedores passem menos tempo gerenciando SDKs e mais tempo criando a melhor experiência para seus usuários.

O Crashlytics foi criado para resolver a questão da estabilidade. Ele torna o tempo entre a detecção, o acesso e a correção de bugs mais rápido para que os desenvolvedores passem menos tempo eliminando falhas. 

Nos últimos 30 dias, o Crashlytics identificou mais de 5,5 bilhões de falhas. E além de identificá-las, o Crashlytics é capaz de isolar a causa raiz até a linha exata de código, reduzindo o tempo que leva para que você possa corrigir o bug e enviar uma atualização.

Já o MoPub é uma plataforma de monetização para desenvolvedores móveis, projetada para maximizar a receita com publicidade para apps. Ao contrário de outras plataformas de monetização, não é necessário se limitar a apenas alguns anunciantes.

É possível usar anúncios recebidos diretamente dos anunciantes, trabalhar com várias redes de anúncios, e explorar milhares de anunciantes, que competem pelo inventário dos desenvolvedores com seus outros parceiros de anúncios no mercado MoPub, o MoPub Marketplace.

Outra parte do Twitter Kit, o Digits permite o login com o número de telefone e foi construído na infraestrutura do Twitter, assim não é preciso se preocupar com o gerenciamento de vários relacionamentos com operadoras e trocas de SMS. 

A Fabric já está disponível para os participantes do evento do Twitter. Ela será liberada para outros desenvolvedores “em breve”, segundo a empresa. Para entrar na lista, é possível fazer a inscrição no site da plataforma.