Twitter testa mensagens patrocinadas

Na sua busca pela rentabilização, o Twitter está apresentando uma nova estratégia. Além dos tópicos emergentes patrocinados (promoted trending topics), o microblog tem inserido anúncios nas timelines dos usuários.

Segundo o blog oficial do Twitter, os anúncios têm aparecido inicialmente apenas para usuários do HootSuite – um site que permite acompanhar, publicar e gerenciar mensagens do Twitter sem acessar o endereço do microblog no browser.    

03 de novembro de 2010 - 10:12
Twitter tem nova estratégia para ganhar dinheiro

Twitter tem nova estratégia para ganhar dinheiro

Na sua busca pela rentabilização, o Twitter está apresentando uma nova estratégia. Além dos tópicos emergentes patrocinados (promoted trending topics), o microblog tem inserido anúncios nas timelines dos usuários.

Segundo o blog oficial do Twitter, os anúncios têm aparecido inicialmente apenas para usuários do HootSuite – um site que permite acompanhar, publicar e gerenciar mensagens do Twitter sem acessar o endereço do microblog no browser.    

Na prática, tweets pagos por anunciantes são enviados para um grande número de seguidores.

Os administradores do Twitter informam que o modelo está sendo adotado com cautela e com o cuidado de não perturbar os usuários. A regra é oferecer anúncios relevantes para cada perfil.

“É possível que alguns usuários vejam vários anúncios, enquanto outros não recebam nenhum”, descreve o blog da empresa.

O público inicial dos testes pode chegar a 900 mil – total de usuários do HootSuite. Atualmente, o Twitter tem 175 milhões de usuários registrados, segundo números apresentados pelo cofundador Evan Williams, referentes ao mês de setembro.

Até o momento, os conteúdos patrocinados do Twitter apareciam apenas em resultados de buscas e na lista de tópicos emergentes.

Recentemente, as mudanças trazidas pelo novo Twitter foram vistas por especialistas como uma tentativa do microblog de tornar-se rentável e independente de aportes de investidores.

Além disso, o site passou neste ano pela sua terceira troca de CEO, com a entrada de Dick Costolo no lugar de Evan Williams – outra mudança vista como estratégica para fazer a febre da internet dar dinheiro.