NUVEM

Unicamp migra para AWS com DataRain

Projeto trouxe aumento de 40% em eficiência no sistema de saúde da universidade.

12 de abril de 2024 - 08:23
Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (Foto: Divulgação)

Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contratou a DataRain, uma das principais parceiras da AWS na América Latina, para migrar seu sistema de saúde para a nuvem da gigante norte-americana.

Antes da transição, a Unicamp enfrentava desafios relacionados à escalabilidade e custos operacionais. 

Por conta disso, a universidade sentiu a necessidade de utilizar uma solução que não só realizasse a migração do serviço, mas também melhorasse sua performance e reduzisse o valor em armazenamento de dados, que já ultrapassava 150 TB.

Desta forma, a DataRain propôs a transferência dos servidores físicos para a nuvem AWS, utilizando máquinas virtuais definidas pela empresa como modernas e escaláveis otimizadas para a operação e segurança do sistema. 

Além disso, a Unicamp implementou o Amazon Simple Storage Service para garantir que o armazenamento dos dados dos pacientes fosse seguro, juntamente com uma rede em nuvem privada que utilizasse VPN e firewalls.

Como resultado, o sistema obteve um aumento de 40% em eficiência. 

Fundada em 1966, a Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. 

A instituição conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação.

Em 1975 foi iniciada a construção de seu Hospital de Clínicas, que também possui 20 anos de atividades ambulatoriais de clínica médica e cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

Hoje, ele é considerado um dos maiores hospitais universitários do país e um centro de referência nacional em serviços terciários, já tendo atendido mais de 7 milhões de pacientes.

Focada em computação em nuvem, a DataRain tem sede em São Paulo e foi fundada em 2018. A companhia tem cerca de 120 funcionários e, entre seus principais clientes, estão Prevent Senior, Prefeitura de São Paulo, Sisu, Prouni e FIES. 

A empresa tem histórico de atuação governamental em diversos segmentos. Entre os destaques, estão a condução de sistemas de telemedicina e de ensino a distância para o Governo de São Paulo, ambas plataformas criadas durante a pandemia de Covid-19.

Com projetos relevantes de telemedicina e interoperabilidade, a DataRain está presente em instituições como os Hospitais Sancta Maggiore, Hospital Santa Marcelina, Hospital Santa Cruz, Laboratórios Sabin e a Secretaria de Saúde de São Paulo.