.jpg?w=730)
Marcelo Zanelatto, head de M&A da Unico - Foto: Divulgação
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, anunciou a compra da americana OwnID, também voltada para o nicho de autenticação sem senha, mas com foco no mercado B2C.
O valor e os termos da transação não foram revelados pela companhia.
A OwnID oferece aos clientes um sistema de autenticação de baixa fricção, conhecido como passkeys, semelhante aos desbloqueios de celular da Apple, para clientes como Nestlé, SAP e NFL.
Já a Unico atua com sistemas de reconhecimento facial, utilizados em verificações de alto risco, como recuperação de senhas bancárias.
Com a nova aquisição, a ideia é unir forças para desenvolver uma ferramenta mais segura que os passkeys e mais rápida que o reconhecimento biométrico.
Além da expansão internacional para o seu décimo primeiro país, a compra tem como objetivo acessar a tecnologia da OwnID, sua equipe de desenvolvimento e todo o seu mercado de atuação.
Segundo Marcelo Zanelatto, head de M&A da Unico, em entrevista ao site NeoFeed, os fundadores, o CTO, o vice-presidente de vendas e grande parte do time de desenvolvimento da adquirida serão mantidos, assim como a operação dos escritórios de São Francisco e Tel Aviv.
A marca OwnID também será mantida, mas com o selo “byUnico”, da mesma forma como foi feito em outras aquisições do unicórnio brasileiro.
Esta é a décima aquisição da história da empresa e a oitava desde 2020. A Unico garante que tem um caixa saudável, ainda mais após os US$ 100 milhões (R$ 2,6 bilhões) levantados em uma rodada liderada pelo Goldman Sachs.
A companhia atua como uma IDTech, oferecendo soluções para negócios que precisam verificar identidade, autenticar usuários, evitar fraudes, assinar digitalmente, entre outros serviços.
Atualmente, a Unico atende mais de 800 empresas, incluindo nomes como Havan, Magazine Luiza, Banco Neon e Vivo.