AUTOMAÇÃO

Unimed Grande Florianópolis: RPA com AutomationEdge

A cooperativa implementou a solução com a catarinense Selbetti.

14 de outubro de 2022 - 12:33
A Unimed Grande Florianópolis oferece serviços e planos de saúde a 17 cidades de Santa Catarina. Foto: Divulgação/Unimed

A Unimed Grande Florianópolis oferece serviços e planos de saúde a 17 cidades de Santa Catarina. Foto: Divulgação/Unimed

A Unimed Grande Florianópolis, cooperativa que atende 17 cidades de Santa Catarina, adotou a solução de automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês) da AutomationEdge com a integradora catarinense Selbetti.

O objetivo da cooperativa era automatizar horas de serviço que demandam tempo, efetuar entregas com qualidade e fomentar criações a partir da tecnologia, começando com a implementação pelas áreas de departamento.

Inicialmente, foram atendidos os departamentos de planejamento e controle; administrativo e financeiro; e TI. Depois, mais quatro passaram pela implementação: gestão de pessoas; comercial; operacional e regras; e serviços próprios.

“Começar dessa forma ajudou muito no sucesso da ferramenta. Conseguimos, de uma forma macro, pulverizar a cultura da automação por toda a empresa, fomentar que cada pessoa conseguisse vislumbrar dentro do seu próprio processo aquilo que poderia ser automatizado e criar um pool de requisições que poderiam ser feitas”, explica Edilauro Coelho, coordenador de TI da Unimed Grande Florianópolis.

Assim, o departamento de TI da cooperativa selecionou pessoas que queriam aprender e desenvolver o RPA e criou um cargo que não existia, o parceiro de negócios da TI. 

Nele, é desempenhado o papel de olhar os processos da sua determinada área e usar as ferramentas de TI para otimizar tanto sua execução quanto os seus resultados.

Até agora, a equipe já atendeu mais de 130 requisições vindas das áreas de negócio.

No começo da implementação, o sistema da AutomationEdge — que funciona em low code, com plugins pré-programados — teve suas funções básicas exploradas, entregando processos mais simples. 

Atualmente, existe um maior domínio e aplicação de códigos SQL, JavaScript, Python e o uso do banco de dados, onde as informações do robô ficam salvas com acesso, segundo a empresa, rápido e seguro. 

Hoje, a Unimed Grande Florianópolis possui 68 robôs ativos, que geraram uma economia média de 5 mil horas. Deste total, 2,5 mil são com robôs executados uma ou mais vezes ao mês e 2,5 mil circunstanciais, com robôs desenvolvidos para atender uma demanda específica.

Em um ano de uso, o RPA trouxe uma economia de 1,8 mil horas. Somente em 2022, o número já chega a 3,2 mil horas.

Fundada em 1971, a Unimed Grande Florianópolis oferece serviços e planos de saúde a 17 cidades de Santa Catarina e possui mais de 1,7 mil médicos cooperados.

A cooperativa conta com mais de 200 mil clientes, mais de 270 clínicas, 90 laboratórios e 20 hospitais.

Fundada em 1977, a Selbetti iniciou sua história comercializando calculadoras, máquinas de escrever e móveis para escritório. Mais tarde, passou a incorporar novos produtos e serviços ao seu portfólio, como inteligência artificial, RPA, assinatura digital e eletrônica de documentos. 

Hoje, a empresa sediada em Joinville, Santa Catarina, soma 4 mil clientes e cerca de 1,4 mil funcionários, com 14 filiais no país. Até 2025, a meta é crescer 50% e atingir R$ 1 bilhão em faturamento.

Já a AutomationEdge é fornecedora de soluções de hiperautomação, RPA e automação de TI. Seu RPA reúne recursos para automação empresarial, como inteligência artificial, machine learning, chatbot, ETL, integrações de API prontas e automação de TI.