Foto: Divulgação
A Unimed Porto Alegre contratou a Think, especialista em soluções de infraestrutura, dados e cibersegurança, para implantar o serviço de FinOps, que combina gerenciamento financeiro e visão de negócios para otimizar os gastos com nuvem e ajustar rapidamente eventuais desvios de custos.
Além disso, essa disciplina inclui o compartilhamento de informações com outras gerências e equipes da empresa, a distribuição dos custos de serviços de nuvem entre as diversas áreas e reuniões mensais de acompanhamento.
Ao todo, foram desenvolvidos cerca de 50 projetos desde que a cultura de FinOps foi adotada pela Unimed Porto Alegre. Sem ela, a cooperativa estima que teria um acréscimo de 20% a 25% nos gastos com serviços de nuvem.
“Com essa gestão eficiente, olhando arquitetura, processos e alternativas disponíveis, estamos conseguindo manter os mesmos custos do ambiente de dois anos atrás, sendo que o negócio cresceu nesse período, exigindo a implementação de novos sistemas e projetos de infraestrutura”, avalia Alexandre Demichei, gerente de infraestrutura, cibersegurança e sustentação de TI da Unimed Porto Alegre.
Hoje, a cooperativa conta com um ambiente multicloud, com três provedores de nuvem não revelados e um data center on premise.
Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é líder de mercado na capital gaúcha, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul com mais de 6,8 mil médicos cooperados.
Ao todo, são 300 pontos de atendimento, entre serviços credenciados e próprios, para atender mais de 660 mil clientes.
Fundada em 2006, a Think IT possui soluções de tecnologia voltadas para infraestrutura de TI, dados, segurança, nuvem e colaboração.
Alguns de seus parceiros tecnológicos são Oracle, IBM, Google, Microsoft, AWS, FortiNet e Lenovo. Entre seus mais de 300 clientes, estão nomes como Aché Laboratórios, Toyota, Claro, Wickbold, GOL, Unimed POA, Stemac, Conta Azul e Agi.
