novo reitor da USP Aluisio Segurado - Foto: USP
A Universidade de São Paulo (USP) anunciou para o próximo ano uma nova disciplina voltada à introdução à inteligência artificial (IA), a ser disponibilizada para alunos de todos os cursos.
O novo curso estará disponível como disciplina optativa para alunos de graduação e pós-graduação, a partir do primeiro ano. Os professores também terão acesso a um programa de formação sobre a nova tecnologia.
A universidade quer criar um espaço de regramento para o uso ético e pedagógico da IA, além de um repositório de material instrucional que servirá como base para todas as equipes.
Segundo Aluísio Segurado, novo reitor da universidade, em entrevista ao site do Estadão, será criado um Escritório de Transformação Digital e Inteligência Artificial, que ficará responsável pela nova disciplina e por outras atribuições.
Farão parte do órgão professores da Escola Politécnica, da Escola de Engenharia de São Carlos, do Instituto de Matemática e Estatística de São Paulo e do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos.
Sem definir quais plataformas de IA serão disponibilizadas para uso, o novo reitor afirmou já ter adquirido duas plataformas computacionais de alta performance para utilização.
Segurado, 68 anos, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da instituição, foi nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas no começo de dezembro para o cargo de reitor.
O novo reitor assumirá o cargo no lugar de Carlos Gilberto Carlotti Junior. Sua posse ocorrerá no dia 25 de janeiro, com mandato até janeiro de 2030.
