GESTÃO DE RISCO

VAAS capta R$ 20 milhões

Rodada foi liderada pela Headline com participação da ABSeed e Honey Island.

 

02 de outubro de 2025 - 11:13
Gustavo Tremel, Paulo Orione e Daniel Smolenaars, fundadores da Vaas. Crédito foto: Fábio Sung

Gustavo Tremel, Paulo Orione e Daniel Smolenaars, fundadores da Vaas. Crédito foto: Fábio Sung

A VAAS, plataforma de tecnologia que automatiza processos de compliance e gestão de riscos para empresas, captou R$ 20 milhões em uma rodada liderada pela Headline, gestora de venture capital liderada por Romero Rodrigues, cofundador do Buscapé.

Também participaram do aporte a ABSeed e Honey Island.

Baseada em Florianópolis e com presença em São Paulo, a VAAS está no mercado há três anos. 

A startup desenvolve agentes de inteligência artificial dedicados para otimizar fluxos de trabalho de conformidade e onboarding para que outras empresas possam combater fraudes e atender exigências regulatórias.

Seus agentes de IA são capazes de interpretar documentos, identificar comportamentos suspeitos, cruzar dados em tempo real e tomar decisões sem a necessidade de intervenção humana. 

Desta forma, os clientes conseguem automatizar processos, unificar a gestão de riscos e, segundo a empresa, tomar decisões com mais agilidade, autonomia e precisão. 

Com o aporte, a startup planeja avançar na criação de ferramentas para agilizar processos de due diligence (investigação e auditoria aprofundadas de companhias e torná-los mais precisos e escaláveis.

A Headline é uma gestora de venture capital liderada por Romero Rodrigues, cofundador do Buscapé, que atua no Brasil em parceria com a XP Asset e se destaca por investir em startups em estágio inicial, oferecendo capital, mentoria e suporte estratégico. 

Fundada em 2019, a ABSeed é uma casa de investimentos de venture capital voltada a startups early-stage provedoras de soluções SaaS B2B. Com dois fundos captados, tem entre suas investidas startups como Movidesk, Conta Simples, Swap, SafeSpace e Dattos. 

Já a Honey Island é uma gestora de venture capital brasileira fundada em 2015 pelos sócios do Ebanx com o objetivo de apoiar fintechs e inovações financeiras na América Latina. 

A companhia tem como foco startups que já têm alguma validação de mercado e desejam escalar, especialmente nos segmentos de fintech, SaaS B2B, criptoativos, pagamentos, crédito, câmbio e seguros.