
A Verizon vai testar ofertas de acesso zero-rating a seus usuários. Foto: Ken Wolter/Shutterstock.
A Verizon anunciou na terça-feira, 19, que vai testar ofertas de acesso zero-rating a seus usuários. A operadora móvel com maior número de assinantes dos Estados Unidos chama o projeto de FreeBee Data.
Segundo o Telesíntese, há duas ofertas disponíveis. A FreeBee 360 permite o acesso sem limitações a aplicativos ou conteúdo de um provedor, que arca com os dados utilizados pelo usuário. Na outra, batizada de FreeBee Data, o provedor paga por um único acesso.
Os acessos podem ser tanto a aplicativos quanto a sites. Segundo a empresa, os provedores de conteúdo que comprarem o serviço serão cobrados por gigabyte consumido.
A oferta do FreeBee 360 começou hoje, enquanto a do FreeBee Data começa no dia 25 de janeiro. As empresas Hearst Magazines, Gameday e America Online (controlada pela própria Verizon) já estão cadastradas na iniciativa. A fase de testes acontecerá até o final do ano, com uma base de cerca de mil clientes.
Outras operadoras móveis norte-americanas já têm produtos similares de zero-rating. A T-Mobile, quarta maior do país, possui o BingeOn, que permite o streaming de vídeos de provedores de conteúdos parceiros sem gastar dados da franquia do usuário.
A AT&T, segunda maior operadora móvel, tem um plano similar ao da Verizon - de acesso patrocinado - com seis empresas participantes.