E-COMMERCE

Webcontinental migra para data center da Adentro

Empresas fizeram força-tarefa durante as enchentes para não interromper a operação.

26 de novembro de 2024 - 11:35
Sede da Webcontinental em Porto Alegre. Foto: divulgação.

Sede da Webcontinental em Porto Alegre. Foto: divulgação.

A Webcontinental, um dos maiores e-commerces do Brasil, migrou para um data center da Adentro, empresa porto-alegrense que oferece soluções em infraestrutura, cloud e TI, durante as enchentes que atingiram Porto Alegre no mês de maio. 

Localizada no bairro Navegantes, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas, a varejista viu-se diante da possibilidade de uma paralisação total de suas operações devido ao risco iminente de perda de dados críticos e equipamentos. 

"Na sexta-feira, quando tivemos a maior chegada das águas, conseguimos salvar nossos equipamentos, mas precisávamos ativá-los para colocar a empresa de volta ao trabalho. Com uma ligação para a Adentro, resolvemos isso em cinco minutos", conta Karlson Almeida, coordenador de infraestrutura de TI da Webcontinental.

Em uma força-tarefa, a companhia transferiu rapidamente e reativou 14 máquinas virtuais, incluindo servidores de arquivos considerados vitais para a operação. 

"Às duas horas da manhã de segunda-feira, todo o ambiente estava ativo a partir do data center da Adentro. Nossos 200 funcionários-chave estavam em casa, conectados via VPN, trabalhando como se nada tivesse acontecido", conta Almeida.

Fundada em 2007, a Webcontinental oferece produtos e serviços, de eletrodomésticos a tecnologia. Com quatro centros de distribuição espalhados pelo país e uma operação 100% digital, a empresa mantém a sua sede administrativa em Porto Alegre.

Já a Adentro é um provedor de serviços em nuvem e integrador de soluções em tecnologia presente em três data centers no país, sendo dois no Rio Grande do Sul e um em São Paulo.

A empresa atua no mercado desde 2012 com certificações e parcerias de grandes fornecedores globais, como Pure Storage, Veeam, Cisco e Fortinet. Entre os seus mais de 1,6 mil clientes, estão nomes como Panvel, Fruki. Gente Seguradora, Faculdades QI, Emater e Sulgás.