SAIU

Windows 10: o melhor de todos?

29 de julho de 2015 - 14:59
Windows 10 chegou agradando. Foto: divulgação.

Windows 10 chegou agradando. Foto: divulgação.

Liberado para download nesta quarta, 29, o Windows 10 já foi baixado por milhões de usuários ao redor do mundo. Mas será o badalado novo sistema operacional da Microsoft a esperada redenção da empresa de Redmond? Segundo as primeiras avaliações feitas por especialistas, possivelmente estamos diante de um dos melhores softwares da fabricante.

Para os analistas dos principais sites norte-americanos especializados em reviews, o Windows 10 representa um retorno à boa forma para a Microsoft, depois de não agradar todos com o Windows 7 e propor uma radical mudança de design no Win 8.

Segundo David Pogue, analista do Yahoo dos EUA, quem gosta de usar a interface clássica do Windows vai gostar muito da nova versão, cujo download é grátis para os usuários oficiais do sistema operacional.

"Você certamente vai querer atualizar seu computador, porque é grátis. Se você é um veterano do PC, então irá reconhecer o W10: é praticamente o Windows 7, com Cortana, melhor apresentação e novos recursos", destacou o especialista.

Entre os pontos elogiados no novo produtos estão a volta da praticidade para o uso do botão do menu iniciar - tópico polêmico no Windows 7, o design mais limpo e a adição da inteligência artificial Cortana, antes parte apenas do Windows Phone.

"A Cortana pode aprender suas preferências e hábitos, para que sempre apresente informações contextuais ao usuários. Ela é provavelmente minha parte favorita do Windows 10", afirmou Tom Warren, do The Verge.

Um consenso entre muitos analistas é que a Microsoft resolveu dar um passo para trás com as inovações apresentadas nas últimas versões e construiu um sistema operacional novo em cima das experiências que deram certo no passado.

"É uma tentativa de quase recuar completamente em seu predecessor de 2012, que foi um esforço radical de redefinir como o Windows funcionava e parecia. O experimento falhou em conquistar os corações e carteiras dos consumidores, tanto que só possui uma fatia de 16% dos usuários de PC", afirmou Walter Mossberg, do Re/Code.

Apesar dos elogios, o novo sistema operacional não está livre das críticas. Conforme aponta David Pogue, o sistema conta com alguns bugs e pode ser melhorado com algumas atualizações. Além disso, alguns apps do Windows ainda não foram atualizados para o novo sistema.

"Sugiro que esperem umas seis semanas. Até lá, a Microsoft vai resolver boa parte dos bugs, e muitos desenvolvedores já terão disponíveis as versões de seus apps para o Windows 10", completou o analista do Yahoo.

As opiniões sobre o novo sistema da Microsoft podem ser muito bem resumidas pela análise de Peter Bright, do ARS Technica.

"O sistema é bastante ambicioso, mas também representa uma grande perda de ambição. A nova versão tenta caminhar um instável caminho entre as intenções mais progressivas e inovadoras da Microsoft, mas também apelas para os usuários mais conservadores. E ela no geral consegue, fazendo esta a melhor versão do Windows já lançada, assim que tudo estiver funcionando", destacou Bright.

Por falar em ambição, o Windows 10 é visto pela Microsoft como a espinha dorsal de seu futuro modelo de negócios, se baseando em software e serviços, em uma plataforma convergente entre dispositivos móveis, PCs e plataformas de entretenimento como o Xbox.

Segundo informações divulgadas pelo VP Executivo de Sistemas Operacionais da Microsoft, no início do ano, o plano da empresa é levar o Windows 10 para mais de 1 bilhão de dispositivos nos próximos dois anos.