IDC APONTA

Windows Phone: o que mais cresce na AL

Segundo estudo, fatia do sistema cresceu 3 vezes mais que o mercado de smartphones na região.

18 de dezembro de 2012 - 17:46
Nokia Lumia 610, um dos carros-chefe do crescimento do Windows Phone. Foto: divulgação.

Nokia Lumia 610, um dos carros-chefe do crescimento do Windows Phone. Foto: divulgação.

Em seu estudo Mobile Phone Tracker, apresentado nesta semana, o IDC destacou o Windows Phone como o sistema operacional de maior crescimento na América latina, com um percentual de 38% trimestre sobre trimestre.

Segundo os números do estudo, o índice de crescimento registrado pelo sistema da Microsoft é três vezes maior que o mercado de smartphones na região, com 15 pontos percentuais a mais que o Android, líder de mercado.

A Microsoft não abriu detalhes sobre o estudo, mas em estudo anterior do IDC, o sistema do Google ocupava uma fatia de 44% na América Latina, enquanto o iOS, da Apple detinha 31% do mercado, e o Windows Phone contava com 7%.

Embora a Microsoft não deu números finais, ela revelou que seu sistema operacional ocupa atualmente a terceira posição no mercado de smartphones na América Latina, atrás do Android e do iOS.

No entanto, em um cálculo simples levando em consideração os percentuais divulgados pela companhia, podemos dizer que o Windows Phone avançou para uma fatia de aproximadamente 9,6% do market share.

Um dos carros-chefe para o crescimento da plataforma foi o Nokia Lumia 610, o aparelho com Windows Phone mais vendido na região..

De acordo com Oliver Aguilar, analista do IDC, o crescimento do sistema foi o mais rápido no mercado em relação ao mesmo período do ano anterior, bem como com relação ao segundo trimestre do ano.

“Os usuários percebem o Windows Phone como um atraente, uma plataforma inovadora com muitos recursos que fazem com que ele se sobressaia entre as outras opções”, diz Zev Yanovich, diretor de Windows Phone para a América Latina.

NOVAS PARCERIAS

Além da Nokia, que abandonou o desenvolvimento de seu sistema operacional próprio, o Symbian, em 2011 para dedicar seus aparelhos exclusivamente para o sistema da Microsoft, outras fabricantes se uniram à gigante de Redwood.

Quem também anunciou recentemente seu apoio ao sistema operacional da empresa de Redwood foi a Dell, que adotará o Windows 8 como sistema base para seus hardwares baseados em display de toque.

Mesmo assim, nem tudo são flores. De outubro para novembro de 2012, conforme mostra o Business Insider, as vendas de sistemas da Microsoft recuaram 21%, levando em conta as vendas de sistemas mobile e para PCs.