COMIDA

Zamp terá VP de tecnologia pela primeira vez

Igor Freitas, ex-XP, assume a parte de inovação na dona do Burger King e Popoye’s no Brasil.

09 de dezembro de 2022 - 09:38
Igor Freitas, primeiro vice-presidente de tecnologia da Zamp, franqueada do Burger King e Popeye's no Brasil (Foto: LinkedIn)

Igor Freitas, primeiro vice-presidente de tecnologia da Zamp, franqueada do Burger King e Popeye's no Brasil (Foto: LinkedIn)

A Zamp, operadora de restaurantes Burger King e Popoye’s no Brasil, contratou Igor Freitas como seu novo vice-presidente de tecnologia.

O executivo vem da XP Inc., onde atuou como head de transformação digital ao longo de pouco mais de um ano.

Antes, Freitas ocupou o cargo de diretor de tecnologia e inovação na Livelo Brasil.

Entre 2010 e 2019, o profissional fez carreira no Itaú, passando por posições como superintendente de arquitetura enterprise, superintendente de soluções de arquitetura e gerente de sistemas.

Quando ingressou no mercado de trabalho, atuou como gerente de projetos e gerente de vendas técnicas na Borland, empresa de software estadunidense, ao longo de seis anos; tendo ocupado também esse último cargo na Micro Focus pouco depois.

Durante sua vida acadêmica, Freitas estudou em instituições como Haggai Institute; Faculdades Associadas de São Paulo (FASP); Fundação Getúlio Vargas (FGV); Ibmec; Escola Superior de E-Commerce; na californiana StartSe University; e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Nesse período, se especializou em liderança, gerenciamento de projetos, administração de negócios, e-commerce e ciência da computação.

Esta é a primeira vez que a Zamp cria uma cadeira de vice-presidência para a área de tecnologia, com foco em explorar inovação.

A área de tecnologia da empresa conta atualmente com mais de 250 colaboradores, um escritório de transformação digital e mais de dez squads ativos atuando no desenvolvimento de soluções digitais dentro da companhia.

“Agora levaremos a tecnologia para revolucionar nossos processos de gestão corporativa e dos restaurantes, trazendo inovações em áreas fundamentais para a estrutura organizacional da empresa, como supply, jurídico e gestão de pessoas. Dessa forma, permitiremos que a companhia atue de maneira ainda mais inovadora e ágil”, afirma Ariel Grunkraut, CEO em transição da Zamp.

A franqueada surgiu em 2011, como uma joint venture entre um fundo de investimentos da Vinci Capital e uma subsidiária da Burger King Corporation.

O Burger King abriu seu primeiro restaurante no Brasil em novembro de 2004 e, atualmente, possui mais de 900 estabelecimentos.

Já o Popeye’s, cadeia de restaurantes de frango de serviço rápido, está no país desde 2018, com mais de 50 restaurantes em território nacional, todos próprios.

Os canais digitais representaram 33,1% da receita da Zamp, da qual 13% das vendas totais durante o período foram representadas pelo delivery.

A empresa também investe em lojas 100% digitais, totalizando 12 lojas nesse formato até o momento.

As primeiras lojas de rua BK 100% digitais, com atendimento apenas via totem, foram inauguradas este ano em São Paulo, na capital, e em Ribeirão Preto e Barueri, no interior do estado.