Reinaldo da Silva Junior, diretor da Consignet. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Consignet, empresa do grupo DB1 especializada em automação de consignados e benefícios com desconto em folha, foi novamente certificada pela ISO 27001, que atesta as estruturas de segurança da informação para a proteção de dados.

A certificação foi renovada em uma auditoria externa, que é exigida anualmente apesar do selo ter validade de três anos. 

Para Reinaldo da Silva Junior, diretor da Consignet, a ISO 27001 complementa a ISO 9001, também obtida pela empresa.

“A 9001 é qualidade e a 27001 é segurança. Isso significa que estamos preparados e que tanto nossos colaboradores quanto nossos clientes podem confiar na qualidade e segurança do trabalho que desempenhamos”, afirma Silva.

Segundo a empresa, essa certificação ajuda bastante no guardrail para operação do consignado, dando estruturação para a segurança de bancos, empresas e funcionários.

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.

No Brasil, pouco mais de 100 empresas são certificadas, conforme a última pesquisa oficial da ISO, divulgada no início de 2019. Este número corresponde a cerca de 35% das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores (B3). 

A maioria delas são consultorias especializadas em segurança, operações de data center, certificação digital e grandes companhias como a Totvs.

Apesar do baixo índice, nos últimos anos o selo aparece no topo da lista de crescimento da pesquisa anual e deve continuar avançando devido às leis de proteção de dados pessoais, como a LGPD.

O Consignet é um software de gestão de benefícios e margem consignável cedido por instituições financeiras para empresas públicas e privadas. Integrado ao sistema de folha de pagamentos, conta com mais de 500 clientes em todo Brasil.

Entre eles, estão prefeituras e empresas como Klabin, Castrolanda, Terra Santa Agro, Cooper Standard, Malai Manso Resort, Cooperativa Nova Produtiva e Usina Santa Teresinha.

Para isso, a empresa possui parceria com os principais bancos, como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Banrisul.

A empresa faz parte do Grupo DB1, que tem sede em Maringá, Paraná, e três bases operacionais no Brasil, uma na Argentina e uma nos Estados Unidos. Além da Consignet, fazem parte do grupo DB1 Global Software, Anymarket, Koncili, Ducz, Eive, Predize e o robô Tinbot.

O grupo fechou 2020 com um faturamento de R$ 79,5 milhões, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior.