Thomas Kurian brigou com Larry Ellison e saiu da Oracle. Foto: Oracle.
Thomas Kurian, presidente de desenvolvimento de produto da Oracle e uma das figuras mais influentes da companhia, saiu da empresa, informa um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 28.
No começo do mês de setembro, a Oracle já havia anunciado que Kurian havia pedido uma “licença”, sem dar maiores explicações sobre o motivo ou o prazo de retorno.
Kurian era um veterano com 20 anos de Oracle e desde 2014 reportava diretamente para o presidente e fundador da Oracle, Larry Ellison.
Os dois CEOs da empresa, Safra Catz e Mark Hurd, reportam para o board da Oracle, que é presidido por Ellison, mas não para Elisson diretamente.
A relação próxima com Ellison fez que o nome de Kurian fosse especulado no passado como um futuro líder para a Oracle.
Ao que parece, a relação com Elisson azedou. A missão de Kurian era fazer uma virada no modelo de negócios da Oracle, transformando ela de uma vendedora de hardware em uma líder em serviços de cloud e plataforma.
Por um tempo, as coisas foram bem, mas recentemente a Oracle tomou a decisão de divulgar as vendas de software, plataforma, infraestrutura como serviço e as boas e velhas licenças de software num número só.
A tese vendida pela Oracle era que a movimentação visava refletir melhor a aquisição de modelos híbridos de software, mas a novidade foi interpretada como uma estratégia para esconder números ruins de crescimento na nuvem.