Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil, na abertura da unidade no Tecnopuc. Foto: Bruno Todeschini/PUC-RS.

A Oracle inaugurou na manhã desta segunda-feira, 1°/10, uma unidade no Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS (Tecnopuc). O escritório substitui a antiga sede da Oracle em Porto Alegre.

No Tecnopuc, a Oracle tem uma sala no segundo andar do Condomínio de Empresas Inovapucrs, que também abriga uma unidade da GetNet.

O espaço de aproximadamente 200 metros quadrados conta hoje com cerca de 40 colaboradores da multinacional.

A criação da nova sede, além de modernizar o ambiente de trabalho dos funcionários e aprimorar o atendimento aos clientes da empresa, incentiva a inovação a partir da aproximação da Oracle com estudantes, pesquisadores e especialistas.

“A transformação pela qual o mundo passa hoje exige que as pessoas se sintam parte de um ecossistema, e aqui encontramos os três pilares importantes desse processo: educação, empreendedorismo e inclusão”, destaca Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil.

Em parceria com o Tecnopuc, a Oracle vai trabalhar na aproximação com startups e em projetos de pesquisa focados nas áreas de big data, transformação digital, smart cities e IoT.

“A vinda da Oracle é muito importante para o parque e mais um componente de um momento muito feliz do Tecnopuc, que também inclui a chegada do INPI, que terá uma unidade aqui até o final do ano”, relata Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUC-RS.

Esse é o primeiro espaço da Oracle em um parque tecnológico. No entanto, a empresa também conta com uma unidade no Cow Coworking, em São Paulo (onde recebe a turma de startups do Oracle Startup Cloud Accelerator) e tem uma sala no Habitat, do Bradesco. 

A unidade da empresa em Belo Horizonte também passará por mudanças e irá fazer parte de um espaço de coworking. A Oracle ainda tem escritórios no Rio de Janeiro, em Brasília e em Recife, além da sede em São Paulo.

No Tecnopuc, além de conexão com a universidade, empresas e startups do parque, a Oracle poderá estabelecer parcerias com organizações ligadas a Unisinos e UFRGS.

“A Oracle é a primeira empresa a vir para o Tecnopuc após a assinatura da Aliança para Inovação, que envolve três universidades de Porto Alegre. Com esse contexto, as possibilidades de parceria não se limitam ao parque da PUC-RS”, comenta Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc.

O acordo entre PUC-RS, Unisinos e UFRGS foi assinado em abril e tem foco no ecossistema de inovação local e no desenvolvimento da cidade.