A companhia é líder no segmento de veículos pesados no Brasil. Foto: divulgação.
A Mercedes-Benz, líder no segmento de veículos pesados no Brasil, adotou a plataforma MAI, solução SaaS de negociação de compras em rede B2B da Membran-i, para reduzir o valor da aquisição de itens produtivos e não-produtivos.
A montadora conheceu a ferramenta através do programa de aceleração Liga AutoTech, promovido pela Liga Ventures com a Mercedes-Benz e a NGK entre 2020 e 2021.
Em um desafio proposto pela área de compras da multinacional durante o período de aceleração, a companhia conseguiu reduzir, em média, 7% no valor na aquisição de itens não-produtivos e 5% no de itens produtivos para a fábrica.
O departamento da montadora lida com uma ampla variedade de insumos, prazos de entrega curtos, metas de economia na aquisição desses itens, além da cotação de itens com processos produtivos complexos, o que tomava muito tempo do comprador para analisar os mapas comparativos.
Com o objetivo de simplificar e tornar o processo de cotação mais ágil e com governança, os times de compras da Mercedes-Benz auxiliaram a Membran-i no entendimento do setor automotivo e na evolução da inteligência artificial.
Ao iniciar a aceleração, foi observado que os itens não-produtivos eram mais aderentes à plataforma MAI, e optou-se por iniciar com eles. A economia média alcançada foi de 7% no valor de aquisição desses itens e, em um dos itens negociados, o número chegou a 47%.
Validados os resultados dos itens não-produtivos, decidiu-se estender o desenvolvimento da solução para atender também os itens produtivos.
Em 30 dias, foi aperfeiçoado o algoritmo da inteligência artificial da plataforma MAI e desenvolvida a metodologia Total Flex Scale, que permitiu negociações multiproduto em escala.