A companhia tem 120 mil usuários interagindo diariamente por meio de tablets, computadores e celulares. Foto: Pexels.

A Solinftec, empresa de automação aplicada à agricultura, recebeu um aporte de US$ 40 milhões em rodada série B liderada pela Unbox Capital, empresa de investimento que tem os acionistas controladores da Magazine Luiza como investidores âncora.

De acordo com a startup, este é o maior investimento já registrado em uma agtech, termo utilizado para empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio, na América Latina.

Criada em 2007, a Solinftec foi fundada por um grupo de engenheiros de automação liderado por Britaldo Hernandez e tem sede em Araçatuba, interior de São Paulo. 

Com operações em onze países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Canadá e Colômbia, a Solinftec é líder no monitoramento de lavouras de cana, milho, trigo, soja, algodão, café, uvas e laranja.

A empresa tem seis escritórios no Brasil, uma unidade nos Estados Unidos, onde mantém parceria com a Faculdade de Agricultura da Universidade de Purdue, e outra na Colômbia, que serve de hub para a América Latina.

Através da sua plataforma de inteligência artificial, a Alice, a companhia tem 35 mil equipamentos agrícolas conectados diariamente, com 120 mil usuários interagindo por meio de tablets, computadores e celulares.

“O mundo todo fala em agricultura sustentável e a Solinftec viabiliza de forma concreta, real e prática que os produtores rurais sejam mais sustentáveis utilizando menos insumos, reduzindo custos e aumentando a produtividade em tempo real”, ressalta Rodrigo Iafelice dos Santos, CEO da Solinftec.

Segundo a empresa, ela cresceu mais de dez vezes nos quatro últimos anos e hoje conta com 500 funcionários, dos quais 200 são focados em tecnologia e desenvolvimento de produtos.

As soluções da Solinftec são utilizadas em mais de oito milhões de hectares, ou 20 milhões de acres.

"Nós experimentamos em primeira mão a transformação digital do setor de varejo no Brasil, por isso acreditamos fortemente na tecnologia como uma força disruptiva. Estamos muito felizes com nossa parceria na Solinftec", afirma Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza.

O valor do aporte deve ajudar a empresa a levar suas soluções a um público mais amplo, a acelerar o desenvolvimento de produtos e continuar a expansão geográfica.

"A Solinftec é uma empresa com DNA de inovação que, combinada com a cultura dos empreendedores de desenvolver soluções escaláveis com clara proposta de valor para seus clientes, está transformando o agronegócio", diz Patricia Moraes, sócia fundadora da Unbox Capital.

A Unbox se une à TPG Alternative & Renewable Technologies (TPG ART), investidor na série A que também acompanhou a série B da empresa.

De acordo com a revista Exame, este é o é o quinto investimento que a Unbox realiza no Brasil desde sua criação em novembro de 2018.

Anteriormente, a empresa comprou fatia na empresa de telecomunicações Sumicity e na In Loco, que fornece dados com base em serviços de localização.

Outros investimentos incluem a fabricante de alimentos saudáveis ​​Flormel Indústria de Alimentos e a empresa de marketing de conteúdo Rock Content.

Ainda de acordo com a publicação, a Unbox faz investimentos minoritários em empresas com receita superior a R$ 50 milhões e já investiu cerca de R$ 200 milhões.